Construção Civil

Veja os principais tipos de EPC que não podem faltar na empresa!

Escrito por flavaccaro

Você sabe o que são equipamentos de proteção coletiva (EPC)? Tratam-se de dispositivos que precisam ser disponibilizados nas empresas para proteger os colaboradores de riscos de acidentes de trabalho. Existem ainda EPCs que são de uso individual, mas compartilhados com o grupo. É o caso, por exemplo, dos kits de primeiros socorros.

imagens-ilustrativa-de-luvas-a-ser-usadas-na-cozinha-epi-em-latex-e-antitermica-mais-usada-na-cozinha-industrial
Para que você conheça mais sobre o assunto, desenvolvemos este post sobre os principais tipos de EPC utilizados nas empresas. Acompanhe!

Barreiras físicas

EPC-e-andaime-para-protecao-de-uma-usina

As barreiras físicas são EPCs que têm o objetivo de proteger os colaboradores de fagulhas, calor, radiação, luminosidade etc. É o caso das cabines de solda, por exemplo.

As empresas que trabalham com solda precisam garantir que os colaboradores utilizem equipamentos de proteção individual (EPIs), como óculos e máscaras. Porém, é necessário dispor também de um EPC, que é uma espécie de cabine onde a atividade pode ser realizada. Assim, evita-se que outra pessoa que esteja passando pelo local se machuque com fagulhas.

Sinalizações

As sinalizações são placas, cartazes e outros meios de comunicação visual que informem os colaboradores sobre determinados riscos que um local oferece. Se uma máquina der choque, uma placa avisando sobre esse risco pode ser considerado um exemplo de sinalização.

Além disso, saídas de emergência, avisos sobre onde se encontram os extintores de incêndio, indicações de botões de alarme, entre outros, podem ser considerados tipos de sinalização.

Redes de proteção

EPC-e-um-andaime

As redes de proteção são um tipo de EPC muito utilizado por empresas de construção civil ou outras atividades realizadas nas alturas. Esses equipamentos servem para evitar que objetos atinjam os colaboradores que estão realizando as suas atividades.

Outra função das redes de proteção é o amortecimento de eventuais quedas que os trabalhadores possam sofrer. Assim, caso alguém se desequilibre ou caia, uma tragédia pode ser evitada se ela for segurada pela rede.

Exaustores

Indústrias que utilizam gases e vapores no processo de fabricação precisam utilizar exaustores. Esse EPC é relevante para evitar o acúmulo de substâncias químicas em um local, por exemplo.

Assim, os riscos de ocorrem explosões ou incêndios são reduzidos, o que poderia causar danos graves aos colaboradores e também à estrutura física da empresa.

Elevadores

O objetivo dos elevadores é fazer o transporte de cargas, materiais e também de pessoas de um andar para outro. Esse equipamento pode ser utilizado em canteiros de obras e em indústrias dos mais diversos tipos, onde haja mais de um andar na linha de produção.

Os elevadores garantem que a transferência de matéria-prima e equipamentos de um local para outro seja feita de forma correta e segura, sem que seja necessário carregar itens pelas escadas, por exemplo. Tal prática poderia causar lesões musculares nos colaboradores.

Andaimes

obra-em-construcao-com-os-EPC-necessarios-para-protecao-de-um-trabalhador-temos-andaima-guindaste-tela-de-protecao-etc

Os andaimes são plataformas utilizadas nos trabalhos em altura. Eles devem ser montados de forma estável e que tenham um travamento que impeça que eles se movam para cima, para baixo ou para os lados.

A ideia é que os andaimes possibilitem o trabalho em altura com praticidade e segurança. Eles também podem ter uma rede de proteção — sobre as quais falamos anteriormente — para evitar quedas. Outro ponto importante é garantir que esses equipamentos tenham superfícies antiderrapantes, prevenindo acidentes, até mesmo, quando o chão estiver molhado.

Escadas e rampas

Dentro da empresa, as áreas de circulação comuns devem ser seguras e contar com dispositivos de qualidade para o transporte de pessoas e materiais. É aí que entram as escadas e rampas.

Esses itens devem ser dispostos com cuidado e de forma estratégica para evitar quedas e outros acidentes. As escadas precisam ter sempre corrimãos e, se possível, piso emborrachado. Assim, é possível garantir a segurança de todas as pessoas que circulam pelo local.

Extintores de incêndio, mangueiras e hidrantes

Todas as empresas precisam ter planos de segurança contra incêndios. Para isso, devem ser instalados extintores, mangueiras e hidrantes em locais estratégicos do ambiente de trabalho.

Inclusive, os municípios exigem que sejam instalados extintores de incêndio para conceder alvarás aos estabelecimentos. Cada cidade tem leis próprias sobre o assunto e, para saber mais sobre as regulamentações na sua região, consulte o Corpo de Bombeiros local.

Kit de primeiros socorros

Por mais que sejam evitados, ninguém está livre de sofrer um acidente de trabalho. Nesses casos, é preciso prestar um atendimento imediato às vítimas, e dispor de kits de primeiros socorros é essencial para isso.

Esses kits devem conter desde materiais simples, como curativos, gazes, algodão e água oxigenada, até outros mais elaboradores como antídotos especiais.

Capela química

homem-com-os-epis-necessarios-para-instalar-os-epcs-necessarios-em-uma-empresa

A capela química é uma área isolada da empresa onde são manuseados produtos químicos nocivos à saúde. Assim, reduzem-se os riscos de inalação e contaminação por conta dos compostos utilizados.

É importante que o colaborador que realiza essas atividades também utilize os EPIs corretos para evitar contaminações.

Detectores de fumaça e sprinkles

Esses equipamentos são sensores que detectam a fumaça nos ambientes. Assim, são disparados alarmes ainda no princípio dos incêndios, para que os colaboradores possam prontamente deixar o local antes que as proporções aumentem.

No caso dos sprinkles, os sensores também são ativados quando a temperatura do ambiente se eleva muito rapidamente. Dessa forma, o equipamento começa a borrifar água para aliviar o calor e contribuir para que a umidade do ar se mantenha durante a evacuação.

Kit para limpeza de materiais químicos, radioativos ou biológicos

As empresas que trabalham com a manipulação de produtos químicos, radioativos ou biológicos também devem conter kits específicos para a limpeza desses materiais. Assim, no caso de derramamentos, eles podem ser removidos do local de forma segura, evitando contaminações.

Como você pode perceber, são diversos os tipos de EPC que podem ser utilizados nas empresas. Obviamente, cada tipo de organização tem suas particularidades e não precisa contar com todos esses itens. No entanto, convém que as empresas comprem produtos de qualidade e também fiscalizem o uso correto desses equipamentos pelos funcionários.

Nós, do Gaveteiro, podemos ajudar nesse sentido. Por isso, entre em contato conosco e solicite informações sobre os EPCs que oferecemos. Temos materiais de ótima qualidade para a sua empresa.

banner-que-leva-o-cliente-para-o-site-gaveteiro.com.br

Sobre o autor

flavaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This