Dicas do Gaveteiro

Papelão ondulado: veja o que é e como ele pode ser usado!

Escrito por flavaccaro

Conhecido por sua grande eficácia e inúmeras vantagens, o papelão ondulado está presente no dia a dia da maior parte das pessoas (senão de todas elas). Inicialmente projetado como proteção interna de chapéus, suas características protetivas e versatilidade foram logo adaptadas para o uso em embalagens.

imagens-ilustrativa-de-luvas-a-ser-usadas-na-cozinha-epi-em-latex-e-antitermica-mais-usada-na-cozinha-industrial

De sua criação — na Inglaterra, em 1852, durante a Revolução Industrial — até hoje, as caixas de papelão são as mais usadas no mercado mundial devido à sua funcionalidade, baixo custo e sustentabilidade. No entanto, entender mais sobre esse material e sua gramatura é fundamental para não ultrapassar o nível de resistência e deformar a embalagem.

Por isso, mostraremos neste artigo o que é o papelão ondulado, quais as suas melhores formas de utilização e por que ele é tão vantajoso. Confira!

O que é o papelão ondulado?

rolo-de-papelao-ondulado

O papelão ondulado é um sistema formado por um ou alguns elementos ondulados, chamados de “miolos”, fixados a duas camadas lisas nas partes externas, chamadas de “capas”. Ambas as partes são obtidas por meio de fibras de celulose, que podem ser virgens ou de papel reciclado.

estrutura do papelão ondulado é a responsável pelo seu bom desempenho. Ela é feita de forma que as ondulações fiquem sempre entre duas capas, o que garante sua funcionalidade. Por isso, a divisão desse material é feita em três partes:

  • capa ou forro externo: papelão fino e liso que protege tanto a parte interna da caixa quanto o miolo ondulado;
  • miolo ou papel corrugado: parte ondulada do papelão. Possui espaços abertos que permitem a entrada de ar, aumentando a resistência do produto (quanto mais miolos, maior a força do papel);
  • capa ou forro interno: semelhante à parte externa, a capa interna é usada para forrar o miolo do papel.

Esse formato é o que garante que o papelão suporte empilhamento e seja mais resistente que os outros, evitando furos e deformações. Quanto mais capas e miolos, mais forte é a estrutura.

Para que serve esse material?

caixas-de-papelao-ondulado-empilhadas-em-um-fundo-branco

O papelão ondulado possui uma estrutura diferenciada, projetada para carregar uma série de pesos. Além de conseguir absorver eventuais impactos e minimizar a chance de prejudicar a qualidade dos itens embalados, ainda protege os produtos contra a umidade.

Dentre os materiais que podem ser embalados estão os móveis, materiais de escritório, vidros e demais objetos delicados que quebram com facilidade. Além desses, o papelão ondulado pode ser usado para a proteção de produtos especiais como alimentos, químicos, cosméticos e eletrônicos.

Quais os tipos de papelão ondulado?

caixa-de-papelao-ondulado-com-rolos-de-papelao-ondulado-ao-fundo

Existem diversos tipos de papelão, podendo ser de duas, três, quatro ou mais camadas de miolos e capas. Cada arranjo possui uma utilidade específica, podendo ser resistente a esmagamentos, pilhagem ou compressão de colunas.

O número de papelões unidos define a quantidade de peso que a caixa suportará. De acordo com a terminologia da NBR 5985, os tipos de papel ondulado são:

  • face simples: a estrutura é formada por uma parte ondulada (miolo) unida a um plano (capa);
  • parede simples: o miolo é unido a uma capa lisa em cada um de seus lados;
  • parede dupla: a organização intercala três capas e dois miolos;
  • parede tripla: quatro capas intercaladas com três miolos;
  • parede múltipla: a estrutura é composta por um número superior a cinco capas, intercaladas com um número equivalente de miolos.

Tipos de ondas

A quantidade e espessura das ondas estão relacionadas ao bom desempenho do papelão. O sentido da ondulação é fundamental, especialmente se a embalagem for usada para estocagem, devendo ficar sempre na vertical para funcionar como um pilar de suporte.

A espessura do papelão ondulado pode variar da seguinte forma:

  • ondas do tipo A: a espessura do papelão varia de 4,5 a 5 mm;
  • ondas do tipo B (baixa): a espessura varia de 2,5 a 3 mm;
  • ondas do tipo C (alta): 3,5 a 4 mm de espessura;
  • ondas do tipo E (micro-ondulações): a variação é de 1,2 a 1,5 mm de espessura.

As ondulações C e B são, em geral, usadas em paredes simples. Já a onda BC, junção de B e C, é usada em paredes do tipo dupla. No mais, caixas feitas com padrão E são as mais resistentes para embalar produtos pesados, principalmente em ambientes que podem furar a embalagem.

Quais as formas de utilizar esse material?

papelao-ondulado-em-foco-em-uma-foto-com-fundo-branco

O papelão ondulado possui diversas utilidades. As caixas e embalagens, por exemplo, são muito eficientes para proteger produtos em movimentações e transportes, reduzindo a chance de quebra. Além disso, o uso desse material em lojas, mercados, papelarias e outras centrais de distribuições é essencial para embalar e armazenar seus produtos com mais segurança.

Esse material possibilita a elaboração de inúmeras embalagens com vários formatos, tamanhos e cores. Atualmente, é cada vez maior o uso em materiais de publicidade, brinquedos, móveis, peças artísticas e diversas outras construções.

Ademais, ele também é muito versátil e, além do uso mais comum que é a fabricação de caixas e embalagens, ele também pode ser usado como divisórias de ambientes, proteção de objetos, criação de cenários, forração em reformas e uma série de outros propósitos.

Afinal, quais as vantagens do papelão ondulado?

varios-tipos-de-papelao-ondulado-em-uma-estante

As vantagens do papelão ondulado são diversas e vão desde a sua excelente funcionalidade até o seu baixo custo. Esse material é muito leve e, portanto, fácil de manusear, além de sua grande resistência a impactos. Essas duas características garantem a segurança dos itens transportados e a facilidade de locomoção das caixas.

Outro grande benefício é a variedade de opções e modelos de papelão ondulado, o que garante mais poder de escolha as empresas. Por sinal, esse material possui um excelente acabamento gráfico, o que pode ser usado como ferramenta de marketing — com o uso de nomes, logotipos e outros detalhes promocionais impressos.

Existe, ainda, a grande vantagem da sustentabilidade. Esse papelão pode ser até 100% biodegradável, reciclável, reutilizável e proveniente de fontes renováveis (a média varia entre 70% a 90%) — tudo isso sendo uma alternativa de baixo custo. É benéfico para as empresas e, principalmente, para a natureza.

Como vimos até aqui, o papelão ondulado é uma excelente escolha, seja para transportar itens delicados e outros produtos ou para uso em casa, escritório e até mesmo em um contexto de trabalho artesanal. Entretanto, é fundamental comprar um papelão de boa procedência para que todas as características desse material sejam mantidas. Atente-se a isso e garanta sua qualidade!

E então, o que achou deste artigo? Para ficar ainda mais informado sobre esses assuntos, confira nosso conteúdo sobre os principais tipos de embalagens do mercado. Aproveite!

banner-com-vários-produtos-vendidos-no-Gaveteiro.com.br

Sobre o autor

flavaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This