Dicas do Gaveteiro

Rolo de plástico bolha: o que observar na hora da compra?

Flavia Vaccaro
Escrito por Flavia Vaccaro

plástico bolha já se tornou bastante conhecido pelos consumidores. As encomendas de produtos frágeis, como vidros, cerâmicas e porcelanas, quase sempre chegam envoltas pelo material. Isso acontece porque as empresas perceberam as inúmeras utilidades e benefícios que um único rolo de plástico bolha proporciona.

imagens-ilustrativa-de-luvas-a-ser-usadas-na-cozinha-epi-em-latex-e-antitermica-mais-usada-na-cozinha-industrial
Entretanto, ao comprar esse item, alguns cuidados devem ser observados. Isso permite que a empresa tenha certeza de que está utilizando o material mais conveniente para ela, que se trata de um produto de qualidade e oferece bom custo-benefício.

Para saber mais sobre o assunto e as principais utilidades e benefícios do plástico bolha, continue a leitura deste conteúdo!

O que é o plástico bolha?

Dois-rolos-de-plastico-bolha-um-grande-e-um-pequeno-em-um-ambiente-com-varias-madeiras-e-caixas-de-madeira

O plástico bolha é um tipo de plástico criado acidentalmente pelos engenheiros Alfred Fielding e Marc Chavannes em 1957. Ele tem bolhas de ar prensadas e é produzido em filme de polietileno de baixa densidade, o mesmo material utilizado na fabricação de sacos plásticos. Entretanto, são as bolhas de ar que se destacam como o diferencial do material, uma vez que todas as suas utilidades mais importantes giram em torno delas.

Quais são as suas principais utilidades?

uma-caixa-de-papelao-com-plastico-bolha-dentro-dela

Um único rolo de plástico bolha apresenta inúmeras aplicações. O material é largamente empregado na indústria automobilística, metalúrgica, alimentícia, eletroeletrônica, entre outras.

Seu uso mais comum diz respeito às embalagens, especialmente de produtos frágeis. Por ser um material impermeável, resistente e macio, e ainda com bolhas de ar que servem como amortecedores de impactos, ele protege muito bem as mercadorias.

Também é bastante utilizado em supermercados e feiras com a função de proteger de impactos e estragos as frutas mais sensíveis. Ele pode ter a mesma função no contexto doméstico, sendo usado para forrar geladeiras e conservar os vegetais por mais tempo.

As bolsas de ar funcionam, ainda, como um isolante térmico e sonoro, pois criam um espaço oco e não permitem a propagação do calor e do som. Assim, ele pode ser utilizado até mesmo para diminuir o volume de alguns instrumentos musicais, como a bateria. Basta envolver as caixas com o plástico bolha e a amplitude será mantida, enquanto a frequência será reduzida.

O que observar na hora da compra?

sacos-de-plastico-bolha-envolvendo-dois-objetos-brancos-apresentados-em-um-fundo-verde

Avalie a qualidade do produto

Lembre-se de que nem todo rolo de plástico bolha é igual. Apesar de ser um material muito resistente, a qualidade pode variar dependendo das marcas. Por isso, o ideal é comprar de empresas que trabalhem apenas com fornecedores diferenciados.

Para avaliar a qualidade do plástico bolha, é importante consultar a opinião de outros consumidores sobre a empresa. A análise da qualidade do material é importante para garantir que a finalidade para a qual ele será empregado seja atingida com sucesso.

Assim, caso ele seja usado para embalar mercadorias, por exemplo, uma boa qualidade garantirá que o produto chegue íntegro ao consumidor final. Além disso, ela também é sinônimo de rendimento, porque se o plástico bolha for inferior, certamente será necessário gastar mais material.

Fique atento ao tamanho do rolo de plástico bolha

O plástico bolha pode ser encontrado em diversas medidas no mercado. Antes de comprar, verifique quais são as dimensões ideais de acordo com a sua necessidade. É possível encontrar rolos de vários comprimentos e larguras.

Pense em quanto você usará para evitar desperdício e aproveitar condições especiais dos fornecedores. Essa análise é importante porque a quantidade e o tamanho de plástico bolha adquirido influenciam diretamente o valor a ser pago.

Além disso, as próprias bolhas podem ser encontradas em tamanhos variados. Há alguns rolos com bolhas menores, ideais para pequenos objetos, como eletrônicos e pequenos frascos de vidro. Outros têm bolhas grandes e são perfeitos para mercadorias maiores.

Observe se as suas necessidades serão atendidas

Antes de comprar o plástico bolha, confirme se ele é realmente o material do qual você precisa. No caso de embalagens, por exemplo, cada mercadoria pede um tipo de embalagem diferente conforme sua composição, tamanho e condições de transporte e armazenamento.

Além disso, em algumas situações, o plástico bolha parece a solução ideal, mas a realidade é um pouco diferente. Para proteger produtos pesados, por exemplo, o plástico bolha, mesmo que seja grande, não deve ser utilizado. Ele atenderá melhor as suas necessidades quando você for lidar com mercadorias mais leves e delicadas.

Tire suas dúvidas com a empresa fornecedora

Caso ainda haja quaisquer dúvidas no momento de adquirir um rolo de plástico bolha, a empresa com a qual você está negociando deverá ser consultada. É obrigação do fornecedor esclarecer todas as suas dúvidas para que a compra seja certeira bem como para evitar arrependimentos e transtornos posteriores.

Assim, no momento da compra do material, é importante escolher uma empresa que proporcione uma boa assistência e ofereça amplos canais de atendimento ao consumidor.

É importante também que ela disponibilize redes sociais e sites por meio dos quais sejam veiculadas informações sobre os produtos. Desse modo, o próprio comprador poderá consultar as referências e solucionar suas dúvidas.

Quais são os benefícios do uso do plástico bolha?

uma-pessoa-cortando-com-estilete-plastico-bolha-em-cima-de-uma-caixa-de-papelao-envolvendo-um-produto-fragil

O plástico bolha tem um ótimo custo-benefício, uma vez que seus custos de produção são baixos. Além disso, ele não ocupa tanto espaço quanto outros materiais, como caixas de papelão, o que facilita o transporte e o armazenamento das mercadorias.

Ele garante a segurança dos produtos embalados, permitindo que seus clientes recebam as mercadorias exatamente como gostariam. Assim, você consegue garantir a satisfação e a fidelização do cliente. Para melhorar, o material é reutilizável, reciclável e atóxico, o que faz com que sua empresa ganhe pontos no quesito sustentabilidade.

Como mostramos, um único rolo de plástico bolha tem inúmeras aplicações e benefícios, mas lembre-se de tomar alguns cuidados na hora da compra. Eles são importantes para que sua empresa possa usufruir de todas as vantagens que esse material tem a oferecer no que diz respeito à logística e satisfação do cliente. Ao seguir as dicas deste conteúdo, você acertará na sua próxima aquisição de plástico bolha e escolherá o melhor fornecedor.

Você gostou deste post? Então, siga nosso perfil no Facebook e no Twitter para ter acesso a muitos outros conteúdos úteis e de qualidade.

Sobre o autor

Flavia Vaccaro

Flavia Vaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This