Dicas do Gaveteiro

Como escolher as melhores embalagens para produtos frágeis?

Flavia Vaccaro
Escrito por Flavia Vaccaro

De fato, a venda de produtos como eletrônicos, itens farmacêuticos e objetos de vidro ou cerâmica garante lucros à empresa. Sua distribuição, no entanto, deve ser feita com cautela para que eles cheguem íntegros ao consumidor final. Nesse contexto, as embalagens para produtos frágeis exercem um papel muito importante.

imagens-ilustrativa-de-luvas-a-ser-usadas-na-cozinha-epi-em-latex-e-antitermica-mais-usada-na-cozinha-industrial
A importância dessas embalagens está estreitamente relacionada à satisfação dos clientes e a sua fidelização, além da reputação da empresa no mercado. Por isso, os setores de logística das empresas devem se manter atentos a essa questão.

Pensando nisso, no post de hoje veremos algumas dicas práticas para você escolher as melhores embalagens para produtos frágeis. Ficou interessado? Então, continue lendo e confira!

Avalie bem o produto a ser embalado

Mulher embalando uma caixa de papelão para embalagens fragéis com fita adesiva e um rotulador

Nem todos os produtos frágeis devem ser embalados da mesma maneira e com os mesmos tipos de invólucro. Por essa razão, é necessário que seja feita uma avaliação cuidadosa da categoria a que o item pertence.

Por melhor e mais resistente que um material seja, utilizá-lo indiscriminadamente para embalar produtos representa um erro de estratégia e de planejamento. Isso pode gerar custos e prejuízos à empresa, bem como dar a impressão, aos clientes, de negligência e desmazelo.

A embalagem dependerá tanto do material que compõe o produto quanto do tipo de transporte e de armazenamento que serão realizados. Louças e itens de vidro, por exemplo, devem ser revestidos por materiais resistentes, pois podem quebrar muito facilmente. O ideal, nesses casos, é usar plástico-bolha e jornais em diversas camadas, ou mesmo espuma. Além disso, cada peça deverá ser embalada separadamente.

Aparelhos eletrônicos menores (como celulares) devem ser protegidos por papéis-cartão, de forma que não sobre espaços vazios entre as peças para que não se movam durante o transporte. Já pequenos frascos de medicamentos costumam ser bem acomodados quando colocados em caixas de isopor, também para que não se movimentem nesse transporte.

No caso de grandes mercadorias, como máquinas, é importante acomodá-las com almofadas ao seu redor, para que eventuais choques durante o transporte não as danifiquem.

Conheça os diferentes tipos de embalagens

embalagens de papelão com isopor em S dentro para proteger produtos frágeis

É claro que, além das características dos produtos, é preciso conhecer os diferentes tipos de embalagens para poder definir qual invólucro fornecerá mais proteção às peças. Dentre outros fatores, eles levam em conta as especificidades do objeto que está sendo abrigado e as condições de transporte e armazenamento a que ele será submetido.

O plástico-bolha, por exemplo, é excelente para proteger objetos dentro de caixas. O isopor também é usado dentro das caixas de papelão, para amortecer os produtos, além de oferecer isolamento térmico, sendo útil para artigos tecnológicos. Já a espuma é ótima para fazer o acolchoamento, protegendo as peças de choques mecânicos.

Além desses, ainda há vários outros tipos de embalagens, cada um sendo mais propício para um tipo diferente de fragilidade. O ideal aqui, de modo geral, é contar com uma grande variedade de embalagens para produtos frágeis, pois dessa forma você terá o embrulho perfeito para cada situação.

Atente para a forma como o transporte será feito

embalagens de papelão com embalagens de isopor para proteger vinhos

A maneira com que o transporte será feito pesa bastante na escolha de embalagens para produtos frágeis. Se o transporte for feito por meio de caminhões, por exemplo, que levam um grande volume de cargas, será necessário agrupar um número maior de itens em uma nova camada de embalagem — sua finalidade é a de tornar o transporte mais prático.

Podemos citar aqui os contentores flexíveis como exemplo, que são dobráveis. Além disso, essas embalagens têm alças e são muito duráveis. Elas absorvem eventuais danos causados aos embrulhos que estão em contato direto com os seus produtos.

Outro fator importante de considerar é que, ao acomodar os objetos dentro do veículo de transporte, aqueles menores e mais frágeis devem ficar por cima. Fitas e outros tipos de amarras ou itens de segurança devem ser utilizados para que os objetos não se movimentem durante o trajeto.

É essencial, ainda, sinalizar essas embalagens com indicações de que os produtos contidos ali são frágeis. Dessa maneira, os funcionários envolvidos no transporte redobrarão os seus cuidados e saberão lidar com os itens da melhor maneira. Essa identificação pode ser feita por meio de adesivos, fitas adesivas coloridas ou até escritos grandes e legíveis nos próprios embrulhos.

Busque boas recomendações no mercado

embalagens de plástico bolha para embalar vinho

Bom, depois que todos esses aspectos mais técnicos tiverem sido observados, ainda é preciso analisar qual empresa fornecedora de embalagens será escolhida. Aliás, esse momento é extremamente relevante: de nada adianta conhecer tudo sobre esse universo se você não usar embalagens de qualidade, certo? Por isso, não hesite em buscar recomendações.

Converse com colegas que têm mais experiência nesse transporte e peça indicações de quais empresas procurar e de quais você deve se afastar. Procure fornecedores que tenham tradição no mercado, trabalhando com produtos de qualidade e garantindo segurança aos seus itens, com um processo logístico ágil. Além disso, é claro, eles devem apresentar um bom custo-benefício.

Hoje, algumas empresas oferecem preços e condições especiais para pessoas jurídicas — tente se beneficiar disso para diminuir seus custos. Lembre-se, ainda, de que as recomendações nunca devem ser perguntadas a apenas uma pessoa. Quanto mais depoimentos positivos você conseguir sobre o fornecedor, maior será o nível de confiança.

Como vimos até aqui, as embalagens para produtos frágeis devem ser escolhidas com muita atenção e cuidado para que preservem as condições originais desejadas pelos consumidores. As dicas descritas neste texto são os principais aspectos a serem observados para que essa escolha seja bem-sucedida. Então, agora que as conhece, basta colocá-las em prática!

Sem dúvida, seus clientes certamente ficarão satisfeitos ao perceber que estão lidando com uma empresa que se preocupa com todos os detalhes, bem como as etapas do processo logístico. E, para conseguir responder a essas demandas e expectativas de forma adequada, não se esqueça de contar sempre com empresas especializadas nesse tipo de embalagem!

Então, gostou da leitura? Se achou o artigo útil, aproveite para conhecer também as embalagens disponíveis no Gaveteiro e adquira agora mesmo aquelas que mais atendem às suas necessidades!

banner com alguns produtos vendidos no Gaveteiro.com.br

 

Sobre o autor

Flavia Vaccaro

Flavia Vaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

1 comentário

Deixar comentário.

Share This