Manutenção Predial

Barramento elétrico: O que é?

Fernanda Silva
Escrito por Fernanda Silva

Na distribuição de energia elétrica, o barramento elétrico é um material condutor utilizado para distribuir energia elétrica de uma fonte a vários circuitos de saída. Para qualquer montagem de distribuição, o barramento constitui a verdadeira “espinha dorsal” do sistema.

Benefícios do barramento elétrico

imagens-ilustrativa-de-luvas-a-ser-usadas-na-cozinha-epi-em-latex-e-antitermica-mais-usada-na-cozinha-industrialO barramento elétrico distribui eletricidade com maior facilidade e flexibilidade do que outras formas mais permanentes de instalação e distribuição. Muitas vezes, eles são tiras metálicas de cobre, latão ou alumínio que podem ser utilizados tanto para condutores neutros quanto para condutores terra.

Diferentes materiais de revestimento fornecem diferentes limites de condutividade e variações no comprimento da vida útil do produto. Barramentos também podem ter variedade de formas e tamanhos que alteram a sua ampacidade, quantidade máxima de corrente elétrica que um condutor pode carregar antes de começar a se deteriorar.

O uso dos barramentos em sistemas de distribuição traz benefícios:

  • Custo de instalação reduzido: a instalação de barramentos é relativamente barata e não há custos de mão de obra externos para especialistas em eletricidade. Eles não exigem manutenção de rotina e são mais baratos para reformas ou ampliações;
  • Seguro e confiável: substitui o sistema de distribuição por cabo que pode ser mais complicado e oferece maiores riscos de incêndio;
  • Sustentável: dependendo do tipo, os barramentos exigem apenas alguns materiais de instalação e as tomadas plug-in são reutilizáveis;
  • Instalação fácil e rápida: os barramentos são instalados de maneira fácil e rápida, sem tempo de inatividade.

Barramento elétrico de cobre

O cobre é um metal condutor comum utilizado em barramentos e muitos sistemas de eletricidade em todo o mundo. Ele é escolhido por sua resistência às temperaturas mais altas, proporcionando segurança extra durante situações de curto-circuito.

Outros benefícios fornecidos pelo uso do cobre incluem:

  • Menor coeficiente de expansão linear;
  • Maior desempenho em juntas fixas;
  • Maior módulo de elasticidade;
  • Alto valor de recuperação;
  • Resistência a danos;
  • Alta condutividade;
  • Longa vida útil.

A superfície do cobre naturalmente se oxida formando uma fina camada dura na superfície, que mesmo assim permanece condutora. Superfícies de alumínio expostas também formam um filme oxidado. No entanto, esse filme não é condutivo.

barramento elétrico de cobre usado em instalações elétricas de vário tipo

Dependendo do formato do barramento elétrico de cobre a eficiência do sistema pode ser melhorada, expondo mais a área da superfície de cobre e aumentando o fluxo elétrico enquanto diminui a sua capacidade de carga.

Tipos de barramentos elétricos de cobre

Os barramentos de cobre podem ser de dois tipos: isolados ou não isolados:

  • Barramento isolado: possui uma conexão rápida para garantir segurança contra curtos acidentais. No barramento isolado, as partes que recebem corrente elétrica são totalmente isoladas, mesmo oferecendo fácil acesso aos seus circuitos. Elas possuem conexões das mais variadas, fixadas por meio de parafusos localizados internamente no corpo do material isolante;
  • Barramento não isolado: é utilizado em sistemas onde não há previsão de manuseio frequente por não técnicos. Como esse barramento transmite uma quantidade maior de energia, ele oferece maior perigo em sua manutenção. Por isso, quando o barramento não for isolado, é essencial que um profissional eletricista seja acionado para realizar o trabalho de ajustes, instalação ou manutenção.

Além da existência ou não de isolamento, os barramentos devem ser escolhidos de acordo com o tipo de condutor com o qual ele fará a ligação: neutros ou terra. Enquanto o barramento terra leva possíveis fugas de carga para o solo, o barramento neutro faz a ligação entre o ponto zero de cada circuito, ou seja, nos pontos de diferença de potência entre as fases de um quadro.

homem mexendo em um barramento elétrico com uma chave de fenda e uma luva de proteção para as mãos

Independentemente do tipo, o barramento elétrico trabalha para limitar a ação da corrente elétrica e evitar acidentes. Isso porque qualquer possível problema será bloqueado com segurança pelo barramento antes que ocorra.

Agora que você já sabe o que são e como funcionam os barramentos elétricos, descubra como garantir segurança na hora de manusear suas instalações elétricas!

Sobre o autor

Fernanda Silva

Fernanda Silva

Produtora de conteúdo no Gaveteiro.com.br.

Deixar comentário.

Share This