Comércio/Logística Dicas do Gaveteiro

Reciclagem de caixas: saiba agora o que fazer com as suas

Fernanda Silva
Escrito por Fernanda Silva

Preservar o meio ambiente tornou-se responsabilidade de todos. Vivemos em uma sociedade que tem o hábito de consumir e despejar sem pensar nas consequências futuras. Uma boa forma de as empresas mudarem essa realidade, sejam as pequenas ou as de grande porte, é pela reciclagem de caixas.
imagens-ilustrativa-de-luvas-a-ser-usadas-na-cozinha-epi-em-latex-e-antitermica-mais-usada-na-cozinha-industrial
Esses materiais, ao contrário do que muitos pensam, não precisam ser jogados fora após o uso — muito pelo contrário. Existem diversas formas de reutilizá-los e contribuir para a sustentabilidade e ecologia. Vale dizer que a organização ganha uma imagem mais positiva diante dos consumidores ao adotar essa postura.

Pensando nisso, neste post, mostraremos como você pode fazer a reciclagem de caixas na sua empresa e a importância de aderir a práticas mais sustentáveis. Não deixe de ler até o final e aproveite!

Como reutilizar os excedentes de caixas

A reutilização e reciclagem de caixas proporcionam muitos benefícios e lucros para as empresas. Afinal, além de uma prática sustentável e ecologicamente certa, garante à companhia mais economia e um bom posicionamento perante os consumidores mais conscientes.

A seguir, mostraremos como reutilizar esse material em vez de jogá-lo fora. Veja!

Utilize a reciclagem de caixas para guardar objetos da empresa

Quando a sua empresa adquire produtos, como as matérias-primas usadas na fabricação ou outros tipos de materiais para o uso diário, geralmente, eles vêm armazenados em caixas de papelão. Essas embalagens podem ser reaproveitadas para guardar itens da empresa.

reciclagem de caixas

Você pode armazenar as mercadorias e os produtos de uso diário (limpeza, escritório, medicamentos e serviços) como também as ferramentas de trabalho. Usar a reciclagem de caixas para esse meio é muito benéfico para a instituição, já que evita o desperdício desses materiais e também possibilita uma maior organização dos itens importantes.

Use as caixas para manter a empresa mais organizada

Ter uma boa organização é a chave para um bom rendimento e alcançar os lucros esperados, certo? Trabalhar em um ambiente desorganizado, onde ninguém encontra o que se precisa, não é nada vantajoso — a empresa perde a lucratividade, e os funcionários tendem a ficar desanimados com a rotina.

Para melhorar esse cenário e manter a organização, seja de almoxarifado, escritório ou do ambiente em geral, apostar na reciclagem de caixas é uma ótima ideia. Pegar todas as embalagens de mercadorias que chegam à empresa e usá-las para arrumar o local pode ser muito vantajoso.

Um exemplo de como pôr isso em prática: guarde, nas caixas de papelão, todos papéis, materiais do escritório, ferramentas e demais objetos que ficam soltos, todos separados um do outro. Isso garante mais eficiência e economia, pois evita a perda de tempo e o gasto em outros objetos de organização.

Reutilize as caixas

Você já ouviu falar em logística reversa? Essa prática consiste no retorno de uma embalagem à empresa para ser novamente reutilizada. A Norma ISO 1400 orienta sobre essa ação.

Esse processo é muito interessante, já que objetos antes descartados, como vidros, plásticos, latas e caixas de papelão, agora podem ser usados de maneira estratégica para reduzir gastos e reaproveitar recursos. Isso diminui os custos da empresa e, ao mesmo tempo, é ecologicamente correto.

Uma técnica muito simples para reciclagem de caixas é virar o papelão do avesso e limpá-lo, deixando-o sem ondulações, sujeira ou cheiro. Após isso, basta montá-la novamente — a parte interna da caixa agora fica na parte externa. Esse processo é ideal para reutilizar as caixas no uso interno da organização.

Com esse método, é possível fazer a reciclagem de caixas, reaproveitar o material e ainda reduzir a quantidade de lixo. Aderir a práticas sustentáveis pode ser mais fácil do que imaginamos, não é mesmo?

Envie os excedentes para a reciclagem

Atualmente, a palavra reciclagem é sinônimo de responsabilidade. Para as empresas, considerar essa prática, além de fazer bem ao meio ambiente, é uma estratégia vantajosa para a imagem da instituição.

reciclagem de caixas

Reciclar é tão importante que existem ONGs e milhares de pessoas que trabalham especificamente com isso e até sustentam suas famílias com o recolhimento e a venda de reciclados. Uma boa dica para a reciclagem de caixas é que, após o uso delas, você pode negociar com pessoas que coletam e trabalham com isso.

Além de contribuir para evitar o acúmulo e a mistura do lixo, você ganha um dinheiro extra!

Qual a importância do uso da reciclagem nas empresas

Preocupar-se com o planeta não é obrigação apenas das grandes organizações. Muito pelo contrário, empresas menores também devem engajar-se nas causas sustentáveis e contribuir para a melhora do meio ambiente.

Atualmente, muitos consumidores fazem suas escolhas de consumo baseados na imagem social da empresa. Assim, instituições que não se importam com sustentabilidade correm o risco de perder seus clientes.

Empresas que são “amigos da natureza” tendem a atrair mais mercado. Isso porque esses valores são bem-vistos pelos consumidores. Adotar a reciclagem é uma forma de se posicionar e conquistar esse público.

Como treinar os colaboradores para práticas mais sustentáveis

Como falamos, a reciclagem de caixas pode ser muito benéfica para a imagem da empresa. No entanto, a educação ambiental é um processo que deve começar dentro, e isso inclui todos os colaboradores.

Adotando algumas mudanças de hábitos, a organização constrói valores sociais e atitudes que, diariamente, contribuem para a preservação ambiental. Inicialmente, é preciso conscientizar os funcionários e incentivá-los. Dessa forma, o trabalho de reciclagem tem mais chance de dar certo.

Planejamento

Prepare o ambiente para que seus colaboradores vejam a necessidade de mudar seus atos. Comece aderindo às lixeiras de coleta seletiva, que são separadas por cores e resíduos diferentes.

  • lixeira azul: papel;
  • lixeira vermelha: plástico;
  • lixeira amarela: metal;
  • lixeira verde: vidro.

Fazendo dessa forma, fica mais fácil iniciar o processo de reciclagem de caixas e também de outros reciclados. E lembre-se de que lixos orgânicos devem ficar separados, pois servem como adubo orgânico em plantas.

Treinamentos e palestras

Faça treinamentos e palestras, apresentando aos funcionários os processos de reciclagem, as lixeiras de coleta seletiva e como fazer a reciclagem de caixas. O RH pode criar cartazes e mandar e-mails para os colaboradores, mostrando como pequenos atos podem impactar no meio ambiente.

Algumas atitudes simples podem ser incentivadas nas empresas, como adotar o uso de canecas em vez de copos descartáveis. Cada funcionário trará o seu copo de casa. Isso evita o desperdício de copos, e a empresa ainda economiza.

Incentivar processos de reciclagem, coletas seletivas e uso consciente dos materiais é muito benéfico para todos. São atitudes básicas que, com o incentivo certo, podem fazer parte da rotina da empresa.

No mais, treinar e educar os funcionários para aderir a práticas mais sustentáveis é muito benéfico para a organização e, especialmente, para a natureza. Criar o hábito da reciclagem de caixas é uma forma de economizar, criar uma imagem mais positiva e ainda contribuir para a melhora do ecossistema.

E então, o que achou do nosso post? Para aprender ainda mais sobre o processo de reciclagem, leia nosso artigo sobre coleta seletiva e reciclagem na empresa!

Sobre o autor

Fernanda Silva

Fernanda Silva

Produtora de conteúdo no Gaveteiro.com.br.

Deixar comentário.

Share This