Manutenção Predial

Um material isolante elétrico pode tornar-se um condutor?

isolante-elétrico-pode-tornar-se-condutor
Fernanda Silva
Escrito por Fernanda Silva

Para saber se um material isolante elétrico pode tornar-se um condutor é preciso primeiro entender o comportamento desses materiais. Saiba mais”

É muito comum que haja dúvidas sobre se um material isolante elétrico pode tornar-se um condutor. O comportamento de um objeto quando carregado é o que define se ele é um isolante ou condutor de energia. Essa capacidade, por sua vez, dependerá do material do qual o objeto é feito.

imagens-ilustrativa-de-luvas-a-ser-usadas-na-cozinha-epi-em-latex-e-antitermica-mais-usada-na-cozinha-industrial

Circuitos elétricos e eletrônicos — e as tecnologias modernas que os utilizam — não poderiam operar adequadamente sem o auxílio de isolantes e condutores elétricos. Esses componentes essenciais podem ser encontrados em uma ampla variedade de ambientes, feitos de plástico, vidro, borracha e outros materiais.

Mas como saber se um material isolante elétrico pode tornar-se um condutor? Vamos dar uma olhada nas características desses dois tipos de materiais para responder a essa pergunta!

Como são definidos os materiais isolantes?

Antes de saber se um material isolante elétrico pode tornar-se um condutor, vamos definir o que são isolantes e condutores. Quando os elétrons de um material têm pouca liberdade de se mover de um átomo para outro, o material funciona como um isolante elétrico. Exemplos de isolantes incluem vidro, borracha, plástico e ar — os três primeiros são frequentemente utilizados ​​em circuitos eletrônicos e fiação.

A borracha, em particular, é muito utilizada como isolante para proteger profissionais, como eletricistas, contra choques que poderiam ser perigosos ou até mesmo mortais sem o uso de nenhuma proteção.

Ao mesmo tempo, o plástico é utilizado no revestimento de cabos de energia para garantir que a eletricidade flua somente da fonte de energia para os seus dispositivos elétricos. Na geração de energia, por exemplo, os cabos elétricos são protegidos do metal das torres que os transportam com grandes objetos isolantes de vidro.

Como são definidos os materiais condutores?

Em contraste com os isolantes, os materiais condutores possuem elétrons que se dispersam livremente entre os átomos desse material. Os metais são os condutores mais conhecidos, tais como prata, cobre e ouro.

Um material isolante elétrico pode tornar-se um condutor?

Quase todos os fios elétricos e soldas utilizados ​​para unir componentes elétricos são feitos de um desses três metais. Muitos líquidos funcionam como condutores também. As baterias de grande capacidade contêm eletrólitos que permitem que a eletricidade passe do eletrodo da bateria para os terminais dela.

Um material isolante elétrico pode tornar-se um condutor?

Enquanto as forças externas podem forçar alguns dos elétrons de um material isolante a se transferirem para outro material — como ocorre quando o atrito entre a pele e o tecido causa a eletricidade estática — normalmente ou os elétrons de um material têm pouca liberdade para se mover ou são tão frouxamente ligados que derivam no espaço entre os átomos do material.

Essa propriedade, geralmente, não pode ser alterada, mas em certos cenários, como ocorre com metais oxidados, é possível que um condutor se degrade em um semicondutor — um material com resistência que fica entre o isolante e o condutor. O silício, utilizado na impressão de placas de circuito e outros componentes eletrônicos, é um semicondutor crucialmente importante.

Um material isolante elétrico pode tornar-se um condutor?

Como todos os condutores, exceto os supercondutores, possuem alguma resistência e todos os isolantes conduzirão alguma corrente se forem forçados a isso, não há linha divisória absoluta entre condutores e isoladores. Mas é essencial saber sua separação para garantir a eficácia de um sistema elétrico.

Além de considerar em quais circunstâncias um material isolante elétrico pode tornar-se um condutor, é importante lembrar-se de que eficácia e segurança devem andar juntas quando o assunto é instalação elétrica.

Para garantir a segurança no manuseio de uma instalação elétrica é necessário saber qual a vestimenta certa na hora de realizar trabalhos elétricos. Descubra agora em nosso blog!

Sobre o autor

Fernanda Silva

Fernanda Silva

Produtora de conteúdo no Gaveteiro.com.br.

Deixar comentário.

Share This