Manutenção Predial

Quais são os melhores isolantes elétricos para instalação segura?

melhores isolantes elétricos
Fernanda Silva
Escrito por Fernanda Silva

Os melhores isolantes elétricos são essenciais para separar os condutores elétricos e proteger os indivíduos contra peças energizadas. Veja os principais tipos!

Os melhores isolantes elétricos são materiais cujas cargas internas não fluem livremente. Portanto, eles não conduzem nenhuma corrente elétrica sob a influência de qualquer campo elétrico. Um isolante perfeito, no entanto, não existe, mas alguns materiais como papel, vidro e plástico têm resistividade relativamente alta.

imagens-ilustrativa-de-luvas-a-ser-usadas-na-cozinha-epi-em-latex-e-antitermica-mais-usada-na-cozinha-industrial

Esses materiais são considerados bons o suficiente para isolar a fiação elétrica e os cabos, e manter uma instalação segura. Mas quais são os melhores isolantes elétricos e qual seu uso em cada situação? Vamos dar uma olhada nos principais tipos de materiais isolantes abaixo:

Os melhores isolantes elétricos de plástico

1. Policloreto de vinila (PVC)

Um revestimento de PVC é dos melhores isolantes elétricos. O PVC é um material relativamente barato e fácil de usar, com potencial para ser utilizado em diversas aplicações. A faixa máxima de temperatura é de 55°C a 105°C e é resistente a chamas, umidade e abrasão.

Também se sustenta contra a gasolina, os ácidos e os solventes, e pode ser utilizado para fins medicinais e alimentares, pois é inodoro, insípido e não tóxico. Revestimentos de PVC podem ser utilizados em aplicações de paredes pesadas e finas.

Quais são os melhores isolantes elétricos para instalação segura?

O PVC não deve ser aplicado quando uma vida flexível prolongada for necessária em baixas temperaturas. Revestimentos de PVC exibem alta atenuação e perda de capacitância, o que significa que a energia é perdida quando utilizada em um sistema elétrico.

2. Polietileno (PE)

Esse composto é mais usado em cabos coaxiais e de baixa capacitância devido às suas qualidades elétricas exemplares. Muitas vezes, ele é usado nessas aplicações porque é acessível e pode ser expandido para reduzir a constante dielétrica, tornando-se uma opção atraente para os cabos que exigem transmissão de alta velocidade.

Quais os melhores isolantes elétricos para instalação segura?

O polietileno pode ser usado em temperaturas que variam de negativos a 80°C. Todas as densidades de polietileno são rígidas e duras. O material também é inflamável. Aditivos podem ser usados ​​para retardar chamas, mas isso vai sacrificar a constante dielétrica e aumentar a perda de potência.

3. Polipropileno (PP)

Esse material é muito semelhante ao polietileno como um dos melhores isolantes elétricos, mas tem uma faixa de temperatura mais ampla de -30° C a 105° C. É utilizado principalmente para isolamentos primários de paredes finas. O polipropileno pode ser espumado para melhorar suas propriedades elétricas.

4. Poliuretano (PUR)

O poliuretano é conhecido por sua extrema dureza e flexibilidade de vida, mesmo em baixas temperaturas. Também possui excelentes classificações para resistência química, à água e à abrasão. O poliuretano é um material inflamável. A principal desvantagem do poliuretano, no entanto, são suas pobres propriedades elétricas, tornando-o adequado apenas para revestimentos.

5. Polietileno Clorado (CM)

O polietileno clorado exibe boa resistência ao calor, óleo e clima. Muitas vezes, o CM serve como uma alternativa de baixo custo e mais ambientalmente amigável. Seu desempenho confiável quando exposto ao fogo também o torna uma alternativa favorável ao isolamento de PVC. O polietileno clorado é comumente encontrado em aplicações de usinas industriais.

6. Nylon

O nylon geralmente é extrudado. Ele serve como um revestimento resistente, exibindo forte resistência química e à abrasão, especialmente em aplicações de parede fina. Também é extremamente flexível. Uma desvantagem do nylon é sua absorção de umidade. Isso degrada algumas de suas propriedades elétricas.

Os melhores isolantes elétricos de borracha

7. Borracha Termoplástica (TPE)

Em muitas aplicações, o TPE é usado para substituir a borracha termofixa. Ele melhora a capacidade de coloração, maiores velocidades de processamento e uma ampla faixa de temperatura utilizável. Também exibe excelente resistência ao calor, clima e vida útil.

8. Neopreno (policloropreno)

Essa é uma borracha sintética termo-endurecida que deve ser vulcanizada para obter as qualidades desejadas. Exibe resistência suprema à abrasão, corte, óleo e solvente. O neopreno também é conhecido por sua longa vida útil e amplas gamas de temperatura e usabilidade. É notavelmente retardador de chamas.

9. Silicone

Esse material é extremamente resistente ao calor e à chama e pode ser usado em temperaturas de até 180°C. É moderadamente resistente à abrasão. O silicone também é extremamente flexível. Os benefícios incluem um longo tempo de armazenamento e boas propriedades de colagem necessárias em muitas aplicações elétricas.

10. Fibra de vidro

Fibra de vidro é o isolamento de vidro mais utilizado. Pode ser utilizado continuamente em temperaturas de até 482°C. Esse material é resistente à umidade, produtos químicos e à abrasão. Suas aplicações comuns incluem tratamento térmico, fornos de vidro e cerâmica, fundições e extensas aplicações no processamento de alumínio.

11. Borracha de propileno etileno (EPM)

O EPM é conhecido por suas excelentes características térmicas e propriedades elétricas, permitindo uma área transversal menor para a mesma capacidade de carga que outros cabos. É comumente usado em cabos de alta tensão.

A flexibilidade desse material também o torna apropriado para instalações e aplicações temporárias na indústria de mineração. Essas borrachas também são valiosas por seu calor, oxidação e resistência a álcalis.

O EPM pode ser utilizado na faixa de temperatura de – 50° C a 160° C. Ele é relativamente macio e pode exigir mais cuidado durante a instalação para evitar danos.

12. Borracha

O isolamento de borracha, geralmente, se refere tanto à borracha natural quanto aos compostos SBR, cada um disponível em variedade de fórmulas para uso em ampla gama de aplicações. Como as fórmulas variam, o mesmo acontece com as faixas de temperatura e algumas outras características básicas.Quais são os melhores isolantes elétricos para instalação segura?

Embora esse tipo de isolamento tenha pouca resistência a óleo e ozono, apresenta uma boa flexibilidade à baixa temperatura, boa resistência à água e ao álcool, boas propriedades elétricas e excelente resistência à abrasão.

Os melhores isolantes elétricos são essenciais para separar os condutores elétricos sem transmitir a corrente de um para o outro, protegendo os indivíduos contra fios e peças eletricamente energizados. Saber como escolher o isolante certo, portanto, é essencial para uma instalação segura.

Agora que você sabe como escolher os melhores isolantes elétricos, veja como solucionar disjuntor geral desarmando!

Sobre o autor

Fernanda Silva

Fernanda Silva

Produtora de conteúdo no Gaveteiro.com.br.

Deixar comentário.

Share This