Comércio/Logística

Veja por que a embalagem sustentável é bem mais que um bom negócio

Fernanda Silva
Escrito por Fernanda Silva

Devido ao descarte mal feito pela população, as tradicionais sacolas plásticas contribuem muito para os entupimentos de bueiros e alagamentos em períodos de grandes chuvas. Para piorar, sua degradação leva muito tempo, gerando um grande acúmulo de lixo nas grandes cidades. Foi pensando nisso que a embalagem sustentável foi desenvolvida.imagens-ilustrativa-de-luvas-a-ser-usadas-na-cozinha-epi-em-latex-e-antitermica-mais-usada-na-cozinha-industrial

Mais do que apenas contribuir com o meio ambiente, essa alternativa representa uma oportunidade de negócios. E é sobre isso que trataremos no post. Então, confira a partir de agora porque você deve investir nesse tipo de embalagem!

Por que as empresas precisam pensar em sustentabilidade?

Aproximadamente 8 bilhões de toneladas de caixas, sacos e sacolas são descartados por ano. Boa parte disso vai para os mares, rios e bueiros. Alguns tipos de plásticos duram décadas para se decompor, bem como outros materiais que levam centenas de anos para desaparecer, poluindo o nosso planeta e destruindo o ecossistema.

Uma grande parcela do descarte é feita pelo consumidor final, mas a culpa, geralmente, é atribuída aos fabricantes e distribuidores dos produtos. Dessa forma, população e governo esperam que o exemplo comece a ser dado nas organizações, produzindo embalagens biodegradáveis e incentivando a reutilização delas durante a vida útil.

Com essa pressão, surge o conceito de empresas sustentáveis, que englobam não só as embalagens como o redesenho de todos os produtos, serviços e processos executados. A logística reversa é uma das estratégias mais comuns nesse sentido, pois ela foca na reutilização, reciclagem e descarte ecologicamente correto.

Como as empresas levam fama de serem as maiores poluidoras do planeta, é hora de mudar essa imagem e, o uso de embalagens sustentáveis, é uma boa estratégia para começar. Com isso, um novo leque de oportunidades surge para os negócios. Mais abaixo você verá os motivos para isso.

O que é embalagem sustentável?

Embalagens sustentáveis são fabricadas com materiais biodegradáveis, como o PLA (plástico de Poliácido Láctico), que permite a reciclagem química e mecânica. Esse material é feito à base de vegetais. Por isso, usa uma fonte de recursos renováveis que é bio absorvível. A reciclagem é fácil e usa apenas água, não liberando resíduos tóxicos no processo.

Polietileno Verde, também chamado de Plástico Verde, é outra opção, pois usa a resina extraída do eteno da cana-de-açúcar, em vez da tradicional nafta do petróleo. As sacolas ganham a mesma resistência das convencionais, podendo ser reutilizadas várias vezes, e reduzem o impacto ambiental no descarte por serem biodegradáveis. Como a cana-de-açúcar absorve CO2 no processo de fotossíntese, esse material ajuda a controlar os níveis de gases do efeito estufa emitidos no ar.

Além desses modelos, existem as embalagens feitas a base de bagaço da cana-de-açúcar, de fécula de mandioca, de cogumelo, de milho e de fibras de coco.

Quais são as vantagens de usar embalagens sustentáveis no negócio?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a fabricação das embalagens sustentáveis, descubra porque a adoção delas pode ser um bom negócio!

Possibilita o acesso a benefícios fiscais

A implementação da logística reversa na empresa motiva os consumidores a reutilizarem as mesmas embalagens por diversas vezes e a devolverem quando não forem mais úteis. A empresa faz o descarte ecológico ou recicla o material para o aproveitamento em outras áreas. Como resultado, é possível ganhar incentivos fiscais por parte do governo federal.

O Projeto de Lei 3.072 de 2008, por exemplo, prevê uma redução de 10% do CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) pago pelas empresas que implementarem o SGA (Sistema de Gestão Ambiental). Essa pode ser uma boa forma de diminuir a carga tributária no negócio.

Colabora com o meio ambiente

O uso de embalagens retornáveis representa uma boa maneira de conscientizar o consumidor sobre a importância em preservar os recursos naturais, que são limitados e já começam a ficar escassos. O exemplo é a melhor forma de ensinar, pois motiva a replicação do comportamento. Então, assumir esse papel é fundamental para os negócios, uma vez que demonstra preocupação com o bem-estar das próximas gerações.

Você pode usar isso até como campanha publicitária, estampando a mensagem nas embalagens para motivar todos a reutilizarem o material, bem como descartarem corretamente no fim de sua vida útil. O planeta agradece e você garante um futuro para os seus descendentes.

Agrega vantagem competitiva

A sociedade demonstra cada vez mais preocupação em cuidar do meio ambiente e isso pode ser percebido pelo seu comportamento mais exigente. Nesse caso, se a empresa passar a usar embalagens sustentáveis, mudará a percepção do consumidor final sobre a marca, produtos e serviços que oferece. Isso influencia diretamente na decisão de compra, podendo desenvolver um diferencial no segmento de atuação.

Ou seja, é uma boa estratégia para posicionar a marca no mercado e agregar valor aos produtos e serviços, pois as empresas consideradas “amigas da natureza” têm maiores chances de serem indicadas pelos clientes, fortalecendo as ações de marketing e trazendo melhores retornos financeiros.

Barateia a personalização

Apesar de alguns modelos de embalagens retornáveis ainda serem mais caras que as convencionais, estampar a marca e a mensagem nelas pode ficar mais barato e deixar a imagem mais nítida. Isso acontece porque muitas tintas já são fabricadas à base de vegetais, em vez de usar derivados do petróleo, assim como ocorre com as sacolas plásticas.

O produto tem boa durabilidade, cores fortes e se decompõe junto com o material. No final, a embalagem fica visualmente mais bonita e, considerando os benefícios, vale a pena o investimento.

Reduz os custos

O fato de as embalagens serem retornáveis ajuda a empresa a economizar muito, pois volumes menores de encomendas serão necessários. A fácil reciclagem também permite o reaproveitamento do material em outras áreas ou revenda para o setor industrial. Dessa forma, a empresa consegue reduzir os custos e ainda pode ter parte do investimento retornado no processo.

O que podemos ver é que, as empresas que ainda não incorporaram a preocupação com o meio ambiente em seus processos vêm perdendo espaço no mercado, diante de uma sociedade cada vez mais atenta. Isso exige mudanças rápidas de pensamento e alinhadas com as exigências mercadológicas e governamentais da atualidade.

Com recursos limitados e o crescimento populacional, logo o planeta entrará em colapso. A poluição pode piorar a situação, mas ainda dá tempo de reverter esse quadro. A palavra-chave é sustentabilidade.

Então, consuma a embalagem sustentável e participe ativamente do aperfeiçoamento dessa solução. Considere também um fornecedor confiável, pois as embalagens devem ser retornáveis, mas manter a qualidade para não prejudicar a imagem da marca.

Gostou da ideia? Descubra agora 8 atitudes sustentáveis no trabalho para ajudar o meio ambiente!

Sobre o autor

Fernanda Silva

Fernanda Silva

Produtora de conteúdo no Gaveteiro.com.br.

Deixar comentário.

Share This