Dicas de etiqueta profissional

Como em todo lugar, no escritório também existem algumas regras de etiqueta, que facilitam a vida de todos e tornam o relacionamento entre as pessoas mais agradável. Confira aqui no dicas da Marta as regras que se referem principalmente à comunicação. Hoje em dia, são adaptadas aos novos modos de trocar informações: e-mail, celular, etc. Além disso, é bom saber também como se comportar em ambientes fora do escritório ou do local de trabalho em geral, como em jantares de negócios, festas de Natal, etc.

escritorio reuniao

Em geral, boa educação é a regra inicial. Com um pouco de diplomacia, tudo fica mais fácil entre as pessoas. Por exemplo, ao enviar um email: embora este meio de comunicação seja rápido, ao redigir uma carta eletrônica a uma pessoa desconhecida, valem as mesmas regras para cartas normais. Comece com “prezado(a) ou caro(a), dependendo do nível de formalidade. Termine gentilmente, com expressões como “saudações cordiais”, “cordialmente” ou “atenciosamente”. No caso de pessoas com quem você já tem um relacionamento mais próximo, não há problema em mandar abraços no fim.

 

Nas festas de Natal, por exemplo, se houver um amigo-secreto, é importante participar. No fim, é divertido e você ainda ganha um presente. Já se não participar, pode causar uma impressão de desinteresse.

escritorio-falar-no-celular

Outra causa de falta de etiqueta pode ser o mau uso do celular no escritório. Se estiver conversando com alguém e seu celular tocar, é melhor esperar terminar a conversa e ligar depois. Em uma reunião, jamais atenda o celular dentro da sala e, se for muito importante, comunique primeiro o chefe, deixe o celular no silencioso e saia da sala para falar. Tente fazer isso durante o coffee break, é muito mais apropriado.

 

Os jantares profissionais são muitas vezes uma saia justa, mas vale a regra de sempre: boa educação coloca-se à mesa.

escritorio jantar de negocios

Se sua comida chegou antes, espere todos estarem servidos para começar a comer. A conta deve ser paga por quem convidou, ou seja, se você é convidado, não precisa se oferecer para pagar. Gostou das dicas da Marta? Continue lendo nosso blog e confira outros bons conselhos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s