Você sabe qual é a diferença entre cartuchos, tintas e toner?

Cartuchos, tintas e toners. Este amaranhado de termos do mundo da tecnologia provoca um verdadeiro nó na cabeça do usuário comum de computadores de mesa ou notebooks. Afinal, quais as diferenças entre todos os instrumentos usados em uma impressora? Confira aqui, de uma vez por todas, as dúvidas que poucos blogs se propõem a explicar.

cartucho impressora a jato de tintaExiste um universo de diferenças técnicas. Para um usuário comum, basta conhecer algumas distinções. Na verdade, são apenas dois os tipos: os cartuchos de toner e os de tinta. O mais indicado para seu escritório ou residência? Depende de quanto você pode gastar e da freqüência de uso. Confira aqui reviews dos produtos em questão.

Os primeiros costumam ser mais largos, cilíndricos e são usados, basicamente, em uma impressora a laser. Em geral, seu funcionamento se dá por forças elétricas e magnéticas que incidem sobre o cilindro fotossensível. A energia gerada possibilita transportar um pó especial que sai do reservatório interno com destino ao papel, moldando suas linhas na folha da mesma maneira com estão armazenadas na memória.

toner impressora modelosJá os cartuchos inkjet (tinta a jato) possuem filetes de tinta em seus dutos internos. O modo de funcionamento desses produtos se dá com o aquecimento gradual dos orifícios situados na parte inferior do cartucho, aquecendo também a tinta, que é lentamente “arremessada” no papel. Isso explica o motivo de uma impressora a laser possuir desempenho tão superior aos modelos a jato. Nos cartuchos inkjet, o processo de aquecimento e arremesso das tintas ocorre sucessivamente, delineando os textos ou imagens.

impressora inkjet cartucho

Os modelos a jato de tinta costumam ser mais baratos, mas, por outro lado, têm desempenho inferior aos periféricos de saída mais usuais da atualidade (laser). Em um escritório, é recomendável usar toner. Já para quem precisa de um periférico doméstico, apenas para imprimir alguns trabalhos escolares, uma inkjet já seria suficiente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s