Evite gafes. Revise seus e-mails antes de enviá-los

No mundo dos negócios, um dos meios fundamentais de comunicação rápida é o e-mail. Como qualquer ferramenta de interação, está sujeito à regras de educação e conduta e, sendo assim, qualquer profissional corre o risco de cometer gafes em um processo de troca de mensagens. A seguir, acompanhe as dicas da Marta para evitar essas armadilhas da comunicação pela internet.

dicas para não errar nos e-mails · Tenha bastante atenção para não enviar mensagens que possam gerar constrangimentos a seu interlocutor. Deixe os laços de intimidade para outro momento, que não o profissional. Tenha cautela, polidez e uma certa formalidade, como forma de respeitar o contato em uma situação de trabalho;

· Não faça uso intenso de frases muito clichê, ou brincadeiras populares. Tenha objetividade e seriedade na troca de informações, o que não quer dizer que não se possa transmitir simpatia por meio de correio eletrônico. Esse tipo de abordagem é sempre muito bem-vinda;

· Faça a criteriosa revisão de seu e-mail. As regras de gramática e de ortografia da língua na qual é escrita a mensagem merecem ser respeitadas, afinal não há cartão de visitas menos interessante que o de um profissional que não tenha cultura, além de não saber manipular com desenvoltura a expressão em uma língua;

e-mails seguranca · Objetividade é fundamental. As pessoas, assim como você, têm muito pouco tempo a perder. Portanto, tente sempre resumir os assuntos e usar uma linguagem sem muitos floreios, focando os pontos principais de um contato. Caso seja necessário, avise a razão de seu contato para que o destinatário saiba que se tratará de um processo mais demorado e cheio de informações relevantes para os negócios;

· Uma mensagem de correio eletrônico não tem a necessidade de ser formal como uma carta manuscrita, por exemplo;

· Gafes também podem ser associadas a desprestígio ou falta de atenção. Desse modo, elogie os colegas que merecerem, pois é muito importante para a autoestima de todos em um ambiente profissional;

· Para evitar erros grosseiros e fazer a revisão do texto a ser enviado, também é preciso ter calma na elaboração de mensagens. Assim, para ganhar mais tempo, cuide de responder às mais urgentes sempre, livrando-se das que forem irrelevantes, pois assim, você ganhará com a qualidade do tempo, e reduzirá os riscos do processo.

e-mails escrita O que achou das dicas da Marta sobre informática e cuidado com e-mail? Tenha muita atenção e cautela, que o sucesso profissional estará a seu alcance!

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