Como limpar seu computador

Em um escritório há computadores por todos os lados, não é mesmo? Sejam desktops ou laptops, seus sistemas internos precisam do ar circulando para que haja controle efetivo da temperatura interna. Em decorrência de tal ventilação, o ar acaba trazendo uma quantidade intensa de poeira que recobre os componentes internos, o que, além de sujar, reduz – e muito – o desempenho de sua máquina.

 

Monitor e teclado, por serem partes de uso e manuseio constante, estão expostos a muita sujeira. A seguir, acompanhe as dicas da Marta sobre como limpar essas duas partes da sua máquina, para evitar a ocorrência de doenças associadas às bactérias e micro-organismos que se instalam nas superfícies.

escritorio produto limpezaHá diversos produtos de limpeza que podem ser usados nos computadores. Tecidos de microfibra apresentam fibras mais unidas que em panos tradicionais. São mais absorventes de líquidos e facilitam a evaporação dos mesmos. Quando secos, atraem detritos, por conta da presença de leve estática.

Limpadores de utilização geral (aerossol, lenço úmido ou spray) não contêm óleos em sua formulação e não deixam as superfícies molhadas, porque evaporam rapidamente. Ideais para uso externo de equipamentos. Algumas fórmulas possuem função antiestática, o que limita a atração de detritos.

 

Para o caso de telas de tubo (modelos mais antigos) um limpa vidros já faz o serviço. Já num monitor LCD, plasma ou LED é ideal usar produtos à base se álcool isopropílico, pois não danificam a superfície.

 

Espanador à base de gás também é uma ótima opção. Trata-se um recipiente com conteúdo pressurizado que retira detritos de locais de difícil acesso. Embora pareça simples ar comprimido, são componentes químicos que se mesclam ao gás, gerando a explosão de pressão. Manuseie com cuidado e não inale, pois é extremamente tóxico.

 

Discos em formato de CD, com cerdas, é um limpador eficaz para partes ópticas. Basta inseri-los nos leitores de CD ou DVD para que, com o giro da execução, ocorra uma limpeza local. Para manter os drives limpos, o melhor é garantir que os CDs de uso cotidiano estejam também sem impurezas.

escritorio preparacao
Para a limpeza do teclado, você deverá:

 

1. Desligar o sistema;

 

2. Segurar o acessório de cabeça para baixo, sobre uma lixeira e fazer movimentos para sacudi-lo, o que desprenderá migalhas de alimentos, poeira e detritos mais pesados;

 

3. Utilizar o espanador de gás para retirar as últimas partículas com a pressão do vapor;

 

4. Recolocar na posição original;

 

5. Para higienizar as teclas, passe o tecido de microfibra com uma pequena quantidade do limpador de uso geral;

 

6. Passar o pano suavemente. Opte por algum produto com fórmula bactericida para maior segurança do resultado de limpeza.

escritorio teclado
Para retirar impurezas do monitor, o procedimento correto é:

 

1. Como a estática atrai muita poeira, novamente mantenha o sistema desligado;

 

2. Não aplicar o líquido de limpeza diretamente na superfície da tela. Sobretudo no caso de telas touchscreen;

 

3. Embeber o tecido de microfibra no líquido limpador de uso em tela;

 

4. Passar suavemente o tecido na superfície. Alguns produtos do mercado formam um filme protetor de curta duração contra marcas de dedos.

 

Siga as dicas da Marta e cuide de seu equipamento, deixando-o mais limpo, higienizado e funcional!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s