Não confie totalmente na correção ortográfica de editores de texto

Você já ficou em dúvida se o dicionário dos editores de texto são confiáveis? Muitas vezes nos deparamos com a pressa na hora de escrever e vemos uma série de correções feitas por esses programas. Entretanto, muitas delas parecem, para dizer o mínimo, esquisitas.

informatica dicionario corretor

Isso certamente pode ser atribuído a um fato simples: se mesmo o mais experiente revisor ou redator já deixou escapar algumas incorreções no manejo do português, o que dizer de um programa de informática? Siga aqui nossas dicas da Marta e fique atento.

 

Até porque, grafias de palavras, concordâncias e muitos outros casos, são programáveis para o software, então, como no caso da mudança do acordo ortográfico, muitas modificações foram propostas e ainda não totalmente absorvidas por esse “guia de redação” eletrônico. O que pode levar a muita confusão – e perda de tempo – no cumprimento do cronograma de uma tarefa escrita. Claro que o uso de um dicionário de editor de texto presta um enorme auxílio a todos que escrevem, sobretudo, em casos nos quais, por pressa, os nossos dedos esbarram em uma tecla errada, e alguma palavra diferente acaba sendo gerada e não percebemos na hora. Com a marcação, a visualização fica muito simples.

dicionario verificacao

Contudo, fica a pergunta: será que as modificações propostas combinam com o estilo do texto? E questões como o sentido figurado, as figuras de linguagem, ou a literatura? Como ficariam em relação a esse guia de redação virtual? Muitas vezes uma máquina não será capaz de perceber as sutilezas que a língua, na maioria dos casos, carrega para o leitor. E isso, justamente, é um dos aspectos mais fascinantes da escrita, mas que a informática não tem capacidade para analisar, pois a programação não tem uma espécie de inteligência artificial para esse tipo de situação.

dicionario uso

Então, o que você acha desse tipo de programa? As dicas da Marta aconselham o seguinte: confie, desconfiando, dos editores de texto. Muitas vezes, será importante o uso de um corretor, aliando-se ao uso de um bom dicionário – e há excelentes obras do gênero na internet, gratuitamente – é mais valioso, pois você será capaz de julgar, caso a caso, as necessidades de seu texto, seja artístico, seja comercial, ou para qualquer finalidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s