Pausa para o café: leve sua própria chícara e pense sustentável

Nos dias de hoje, os profissionais passam a maior parte de seus dias no escritório. Entretanto, não há a assimilação de atitudes cotidianas que prezem pela sustentabilidade e pelo respeito ao meio ambiente e seus recursos naturais. Para auxiliar nessa empreitada, a seguir daremos algumas diretrizes simples para uma atitude ecologicamente correta, mesmo em momentos rotineiros, tais como a pausa para o café no escritório.

cafe copo descartavel

Nesse momento, que pode ser de descontração e confraternização com os colegas, pode ser também menos poluente. A maior parte das pessoas sabe que a ecologia é um tema fundamental, mas muitos ainda mantêm velhos hábitos, como o uso de copos descartáveis na pausa para o café. Afinal, é só se dirigir ao bebedouro ou cantina, pegar o copo, colocar o líquido e jogar fora.

cafe xicara

O verdadeiro problema começa aí, porque a cada vez que se vai beber algo, pegamos um novo copo e mais lixo será produzido. Ou seja, além dos resíduos do descarte que ocorrerão, os copinhos demandam uma emissão de CO2 – responsável, dentre outras coisas, pelos malefícios do efeito estufa – e diversos outros tipos de gases para serem produzidos. Para se ter uma noção melhor, nos Estados Unidos esses singelos copinhos, entre reciclagem e produção de novos itens, resultam em uma quantidade de emissão de poluentes que equivaleria a um conjunto de 1 milhão e 300 mil carros ao longo de 12 meses. Como se já não bastasse tudo isso, um pequeno copinho leva mais de um século para se decompor no meio ambiente.

cafe prazer

Então, a dica é que você não utilize mais esses copos, mas sim, a cada vez que for se dirigir para tomar algo, leve a sua própria caneca, ou xícara e a deixe com você, em sua gaveta. Se todos fizerem o mesmo, em pouco tempo o escritório já economizará na compra dos copos, além de fazer um bem imenso ao meio ambiente.

O que achou das dicas de sustentabilidade na hora do café? Uma atitude simples que pode ajudar muito a natureza!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s