Parar o trabalho para fumar: evite!

Fumar na pausa para o café ainda é um hábito para muitas pessoas, mas se espera que o número vá diminuindo, pois só há desvantagens.

Não há dúvida: parar o trabalho para um cigarro prejudica a produtividade. Não confunda pausa para cigarro com pausa criativa. Em muitos trabalhos de escritório, especialmente nos mais exigentes para a mente, por vezes, os funcionários ficam sem ideias. Neste momento, é recomendável fazer pausas curtas. Assim, o cérebro pode, de forma inconsciente, realinhar os pensamentos e bolar uma solução simples para um problema que parecia muito complicado.

fumar no trabalhoMas não pense que o cigarro é um bom acompanhante destas pausas criativas. Se você sente necessidade de ir à rua, é o vício, a dependência de nicotina que está empurrando você, e não alguma necessidade positiva. Assim, e ao contrário das verdadeiras pausas para refrescar a mente, sua produtividade entra em quebra. O cérebro deixa de estar focado em suas tarefas e a se focar na falta de nicotina, até que sua vontade ceda.

cigarro escritorioPausa para fumar pode até causar problemas com seus colegas – se você estiver sempre interrompendo seu ritmo – e principalmente com seu chefe, que certamente não aprecia a frequência de suas pausas.

Mas o pior de parar o trabalho para um cigarro é mesmo para sua saúde. Ao contrário de outros fenômenos da vida moderna em que os resultados da ciência são menos claros, está hoje totalmente provado que o tabaco tem um grande número de substâncias nocivas para o organismo. Ainda que algumas pessoas possam viver muitos anos sem pegar um câncer de pulmão, todos os estudos indicam uma enorme relação entre o tabaco e todo o tipo de doenças, sendo os cânceres de pulmão e boca apenas os mais frequentes.

parar de fumarAssim, somando a ameaça a sua saúde ao seu rendimento profissional, já são dois motivos poderosos para que você deixe de fumar!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s