Salto alto para mulheres no trabalho. Vale a pena o esforço?

Muitas mulheres fazem questão de usar salto no dia-a-dia, até mesmo no escritório. Mas como fazer para manter a elegância sem cansaço e, principalmente, sem prejudicar a saúde?

Apesar de garantir beleza, o salto alto traz malefícios como dores na coluna, fascite plantar e entorses costumeiras, aquelas famosas “torcidinhas de pé”.

salto alto scarpinAlém de torções, quedas, calosidades e lordoses, o salto alto costuma causar traumas por um motivo simples: a falta de estabilidade para os pés. O desnivelamento pode comprometer os ligamentos.

E, como o salto não oferece proteção diante do impacto do pé no chão, torna-se comum o surgimento de dores dorsais. Este pode ser o começo de um grande sofrimento da coluna lombar, eixo de sustentação corporal.

salto alto agulhaAinda assim, mulheres vaidosas preferem não abrir mão do salto alto. Algumas vão trabalhar “em cima” de plataformas ou saltos-agulha de até 12 centímetros. Nesse caso, é preciso considerar que saltos a partir de 10 cm são considerados altos para uso cotidiano. As dicas da Marta não recomendam o uso de um salto 15 cm, com exceção de ocasiões esporádicas ou em eventos. Para a corrida diária do trabalho, indicam o salto anabela, que possui solado reto.

As dicas da Marta também defendem o uso saudável do salto do tipo meia-pata. Motivo: é grosso e mais estável do que um salto fino comum, possuindo uma plataforma na parte da frente do solado. Assim, a curvatura do pé é menos intensa, o que facilita o andar e a segurança da mulher “elevada às alturas”.

salto alto meia pataNa verdade, a boa mesmo é ficar bela com saúde. E lembre-se: bom gosto e bom senso podem caminhar juntos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s