Usar celular no ambiente de trabalho: necessidade ou falta de educação?

Atualmente é grande a controvérsia sobre usar ou não o celular no ambiente de trabalho. Bom, isso pode ser um espelho de verso e reverso. Afinal, às vezes é preciso atender as chamadas de seu aparelho pessoal. Por mais que você seja um profissional exemplar é, antes de tudo, um ser humano, com família, problemas e tudo que a sua vida pessoal implica. Mas o contraponto dessa situação diz que – pelas dicas da Marta e por uma questão de ética na empresa – não se deve usar o celular na frente de superiores ou subordinados.

smartphone escritorioEmbora muitos não concordem que um simples uso de ordem pessoal no trabalho seja falta de educação, as dicas da Marta dizem que usos tecnológicos durante almoços formais e reuniões executivas constituem gafes. É preciso considerar, por outro lado, que o uso da tecnologia é uma constante no Brasil e no mundo. Estimativas dão conta de que a venda dos já populares smartphones, na América Latina, vai saltar de 4 milhões de aparelhos (em 2009) para 48 milhões de unidades (em 2014).

celular-escritorioComo, então, não considerar o uso de um aparelho móvel no escritório? Como classificar como falta de educação uma interação natural, num mundo de comunicação dinâmica? É claro que você não deve falar de coisas fúteis ao telefone em sua sala na empresa, mas também não precisa se desligar do mundo. É possível instrumentalizar bem o seu cotidiano, com certo controle. Quando ouvir uma chamada, caso possível, se retire para falar mais livremente (e em voz baixa), sem incomodar os colegas; não externe emoções e seja breve; em reuniões, use o modo silencioso; jamais peça um celular emprestado se o seu descarregar, por exemplo.

celular reuniao

Procure falar ao celular no horário de almoço ou no coffee-break. Respeitando essas regras, você não terá problemas, acredite!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s