Jared Clark, fazendo arte com material de escritório

Jared Clark é um artista, no mínimo, original. Ele desenvolveu o conceito de arte no escritório. Este estadunidense criativo pega materiais normais de escritório e os utiliza para fazer obras plásticas. Aquilo que mais impressiona o público que o assiste criando em shows ao vivo é, talvez, a pintura com a cara. Jared coloca canetas de feltro em tudo o que é superfície de seu rosto – boca, olhos, maçãs do rosto, testa, etc. – e se aproxima do papel, deixando que a magia e o improviso façam o resto. Outras formas de deixar as canetas se deslocarem quase só por si mesmas incluem concentrá-las em sua boca ou alinhá-las no braço e, dessa forma, percorrer a folha de papel. Assim, Jared Clark consegue conservar uma certa pureza em uma arte que é ao mesmo tempo show e performance.

Apesar da simplicidade da técnica – fazendo lembrar crianças desenhando e pintando, mais focadas no próprio lápis ou pincel do que no tema – o resultado final nunca é igual, pois o posicionamento aleatório das canetas garante a impossibilidade de criar duas obras exatamente iguais. Isso nos convida também a refletir sobre como é fácil que duas situações que parecem iguais sejam tão diferentes – tal como os próprios seres humanos, que, por mais parecidos que sejam, não há dois absolutamente iguais.

Jared Clark nos faz citar Albert Einstein, que defendia que as maiores ideias são as mais simples e, assim, devem ser colocadas. Simplicidade e uma certa inocência na arte no escritório, guiadas em parte pelo acaso, ajudam a definir seu trabalho e garantem que o público sempre saia satisfeito de suas performances!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s