As qualidades que um chefe precisa ter

O tema das qualidades de um chefe é um daqueles que não só domina o momento da pausa para o café como parece ser mais antigo que a própria humanidade. Todo o mundo parece adorar se queixar do chefe.

Saber liderar é talvez a condição básica. O chefe tem de estabelecer um equilíbrio entre a autoridade que exerce e a autonomia que atribui. Um chefe que não consegue o respeito de sua equipe não consegue os melhores resultados. Da mesma forma, um chefe autoritário, cujas ordens parecem se preocupar mais com seu próprio papel do que com os objetivos do trabalho, pode conseguir algo parecido com respeito mas não ser um verdadeiro líder.

Ser um líder é, na verdade, motivar uma equipe a seguir um caminho pelo exemplo e não tanto por obediência a ordens. Não é preciso ter uma missão nobre ou estar salvando o mundo para que uma equipe siga um líder. Tudo começa nas coisas mais simples. Um chefe que conhece sua equipe, que se envolve nas conversas na hora do coffee-break, que respeite a individualidade e tire o melhor de cada um consegue que sua equipe o siga, em vez de ser ele a empurrá-la para um objetivo.

Ser um exemplo a seguir é uma qualidade essencial. Pouco vale falar quando se não consegue fazer. O chefe tem de compreender a fundo a natureza do trabalho. Mesmo que não tenha tanto conhecimento especializado, como sua equipe, deve ser ele a ter a visão do grupo. Por exemplo: ele não pode exigir pontualidade e chegar atrasado.

Finalmente, um chefe não pode ser um puxa-saco do chefe que está acima dele. Quem quiser respeito e adesão de sua equipe – e é isso que consegue os resultados que fazem o chefe brilhar – tem de defender seu time em todas as circunstâncias. O risco que pode se correr é sempre inferior ao de ser visto por sua equipe como simples instrumento de quem está acima.

A liderança é uma arte, mas as qualidades de um chefe podem e devem ser desenvolvidas, em benefício de todos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s