Tem medo de perder o emprego? Como se preparar caso aconteça?

A instabilidade econômica a nível mundial criou em muitos brasileiros o receio de perder o emprego. E ainda que a economia nacional esteja crescendo e resistindo aos ventos ruins que vêm da Europa e dos Estados Unidos, tomar algumas medidas para o caso de vir a perder o emprego é uma forma de garantir o futuro.

A primeira defesa contra este problema é procurar continuamente novas ofertas de emprego. Por que esperar até sentir que seu emprego está em risco? O mercado muda muito rapidamente e é bom se manter informado sobre o tipo de empregos que estão surgindo em sua área, outros aos quais você poderia se candidatar, etc. Mantenha sua mente aberta e curiosa. Quem sabe não é você quem vai em busca de um novo emprego antes?

Junto com esta dica vem sempre outra: manter o currículo atualizado. Não espere até surgirem problemas em seu emprego para manter um bom currículo. Envie-os de forma espontânea, pois quem sabe você não é chamado para aquela tarefa que sempre sonhou?

Uma outra dica é criar um bom relacionamento em seu emprego atual. Isso é válido tanto com o patrão como com os colegas. Se você for uma pessoa conflituosa, isso terá um peso na hora de decidir o futuro da empresa, entre quem fica e quem sai. A pausa para o café é uma boa ocasião para conhecer melhor os colegas e compreender como poderá cooperar com eles. E se, por vezes, é necessário travar conflitos para marcar uma posição, escolha bem as causas que valem um bom conflito, algo que ajude a empresa a alcançar seus objetivos, e não o contrário. Se as circunstâncias do mercado levarem ao fim do seu emprego, você poderá, pelo menos, levar boas referências por parte de seu patrão, que serão uma ajuda para conseguir uma nova atividade.

Mas a melhor dica para evitar perder o emprego é, sem dúvida, se tornar indispensável na empresa. Não basta ser o melhor na sua atividade. Seja proativo. Aproveite o coffee-break para perceber como a empresa funciona e como pode melhorar. Se você assumir uma atitude de liderança, mesmo que (ainda) não seja chefe, será não só alguém com competências profissionais sólidas, mas também uma referência dentro da empresa, e aí se tornará indispensável!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s