Música durante o trabalho: pode ou não pode?

Ouvir música durante o trabalho é ou não uma vantagem? As opiniões não são unânimes, mas a tendência dos tempos modernos parece ser mais favorável à música durante o trabalho. Antes, tratava-se a música como uma forma de distração e, na verdade, essa é ainda hoje a perspectiva de muitos supervisores e chefes porque o trabalhador que esteja durante todo seu período de trabalho com headset acaba perdendo a ligação com a equipe, por mais focado que esteja em sua atividade.

Mas é precisamente esta a grande vantagem que a música parece oferecer: o foco. Em escritórios cheios de pessoas existem pessoas falando alto no telefone e colocando máquinas, como a de café e impressora, para funcionar. As pausas para o café também tiram a atenção dos outros, mesmo sem intenção.

Vários estudos apontam que, nestas situações, os fones podem ser uma ótima ajuda, pois a pessoa poderá se concentrar melhor. A própria ciência médica aponta que a audição de um CD preferido cria algumas alterações hormonais que dão ânimo e reduzem o stress. É como se a música fosse um grande filtro para pequenas distrações que impedem a mente de funcionar devidamente.

Apesar de estudos indicarem também que os executivos e profissionais de topo não recolhem tantos benefícios da música como os quadros intermédios, é de esperar que ouvir música durante o trabalho possa vir a ser uma prática reconhecida e até encorajada – pelos menos pelas empresas que vêm mais longe e cujo objetivo é melhorar a produtividade do trabalhador.

A prática é especialmente recomendada em momentos em que o trabalhador necessite se isolar das conversas informais e do ruído em volta para completar uma tarefa específica da forma mais focada possível. Quando estiver pronto, será hora de voltar ao “mundo real”, ao contato com a equipe e deixar os fones para mais tarde!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s