Sem rascunho: Lionel Bawden e suas obras incríveis feitas com lápis

Lionel Bawden é um artista australiano que reinventa o conceito de arte no escritório. Ele utiliza lápis hexagonais de várias cores cria todo o tipo de obra de arte. Mais do que tentar representar objetos concretos, Lionel Bawden procura jogar com as formas e as cores. Em seu conjunto “O Mundo da Superfície” (The World of Surface) uma de suas maiores inspirações foi o filme “Orfeu”, de Jean Cocteau (1949).

Ele também bebe na fonte da conto clássico “Alice”, de Lewis Carroll. O atravessar do espelho é o símbolo da transição entre o espaço físico as áreas internas da psique e da mente humana. O Mundo da Superfície explora o vazio e os pontos de entrada e desaparecimento dentro da nossa própria mente. O fluxo, a transformação e a repetição de padrões são condições essenciais para a construção da nossa própria identidade, a partir do mais íntimo da mente. As obras de Bawden refletem precisamente esse fluxo, o movimento, como se a nossa mente conseguisse colocá-las se movendo ao fim de alguns momentos de concentração. Até onde poderemos nos deixar levar?

Lionel Bawden é um dos mais artistas internacionais mais reconhecidos. Graduado pela Escola de Arte da Universidade Nacional da Austrália, em 1997, ele já foi co-diretor da galeria Firstdraft, em Sydney, e vencedor do prêmio Winne 2009 da Galeria de Arte de Nova Gales do Sul, em Sydney. As suas especialidades incluem não só escultura, mas também desenho, pintura e performance.

Além de nos convidar a passear pela nossa própria mente, Bawden nos convida também a fazer um pequeno exercício mental mais simples: pensar fora da caixa. Afinal, mesmo quem pensasse em arte no escritório talvez não acreditasse que a partir de simples lápis seria possível construir obras com essa beleza e complexidade!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s