Você é introvertido ou extrovertido no escritório? Isso importa?

As relações e as conversas informais na pausa para o café entre colegas no escritório são influenciadas por muitos fatores e a personalidade é um dos mais importantes. O estilo pessoal de cada um na forma de agir, de pensar ou de definir prioridades é determinado pelo caráter introvertido ou extrovertido.

Pessoas mais extrovertidas gostam de falar e de estar no centro das atenções. Adoram conversas informais no coffee-break, falar com várias pessoas ao mesmo tempo e geralmente curtem sair à noite e conhecer pessoas novas. Eles gostam de ser organizadores de eventos, vendedores, publicitários e outras atividades que precisam de energia, movimento e ação.

conversas-informaisestilo-pessoal-extrovertido

Já os introvertidos gostam de falar só quando é mesmo necessário e preferem estar na plateia. Não gostam de conversa para boi dormir e não apreciam reuniões não produtivas, mas adoram reuniões onde podem refletir sobre o que é debatido e apresentar suas conclusões no fim. Cientistas, professores e médicos são algumas das profissões onde este tipo de personalidade é mais encontrada.

Apesar desta divisão acadêmica, ambas as personalidades podem se dar bem em outras atividades. Um vendedor extrovertido sabe explorar seu cliente e tem sempre a melhor palavra. Mas um vendedor introvertido sabe ouvir seu cliente e, dessa forma, ir de encontro às suas necessidades.

reunioes pausa para o cafe

É frequente que pessoas entre esses dois estilos possam chocar. Os extrovertidos têm muita dificuldade em compreender a forma de pensar dos introvertidos. Geralmente pensam que quem fala pouco está escondendo algo e gostam de ter um colega que os desafie a falar e agir rápido. Os introvertidos gostam de desenvolver seu trabalho em silêncio, sem interrupção, e não apreciam a agitação permanente dos extrovertidos.

Mas o contrário também pode acontecer. Personalidades distintas podem formar boas equipes, pois um pode falar quando o outro prefere estar em silêncio, analisando todo o cenário.

reunioes-de-trabalho

Assim, não importa se você é introvertido ou extrovertido, o que importa é que você tenha consciência de sua personalidade e aceite sua própria forma de pensar e de agir, bem como a de seus colegas. Se é introvertido e não consegue dar atenção a um colega chamando, um telefone tocando e 10 e-mails esperando leitura, pare e pense em dar a atenção a um tema de cada vez. Se é extrovertido e seu trabalho está aborrecido, pense em formas de o tornar mais animado.

Se você tem um colega cujo comportamento não consegue compreender, tente conhecê-lo melhor em conversas informais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s