Implantando a cultura da bicicleta no escritório

A cultura da bicicleta está crescendo no Brasil. O tema está ultrapassando a fronteiras das conversas informais na pausa para o café e está se tornando um assunto sério, visto pelas empresas como um elemento estratégico de gerenciamento de recursos humanos.

conversas-informaiscultura-da-bicicleta

Além da proteção do meio ambiente, o uso da bicicleta como meio de transporte tem várias vantagens para as empresas. O mais importante é mesmo a saúde de seus funcionários, que farão exercício e sofrerão menos estresse no trânsito. O astral dos funcionários também sairá reforçado, não só pela saúde melhorada mas também pela economia alcançada com a poupança de combustível.

Mas para que o uso da bicicleta se torne uma realidade, é necessário que o escritório seja favorável à ideia e que se crie uma cultura da bicicleta para que os funcionários, aos poucos, adotem um novo comportamento.

conversas-informaisbicicletario

O primeiro passo é a instalação de um bicicletário – sinal básico de que a empresa está determinada a favorecer a adoção de uma cultura da bicicleta. Ninguém vai querer chegar de bike se não houver um local próprio para estacioná-la, ao abrigo de eventuais roubos, condições climáticas, etc.

Mas as empresas podem fazer muito mais. Começando pela gerência, que deve dar o exemplo e adotar a bicicleta como meio de transporte. Nas conversas informais entre funcionários, o comportamento do “patrão” é sempre avaliado como referência daquilo que a empresa espera dos trabalhadores. Esse será outro sinal claro de que os funcionários não devem recear chegar de roupas esportivas ou trazerem suas roupas em maletas.

cultura-da-bicicleta-na-empresa

Um bom vestiário facilita a adoção deste novo meio de transporte. Outras medidas incluem convênios com lojas de bicicletas, incentivos à compra de material e equipamento com adiantamento de salário ou recompensas para quem chegar pedalando.

Antes de iniciar esse processo, investigue as conversas informais da empresa e descubra quem são os funcionários mais receptivos à ideia. Convoque-os para liderar a mudança dentro da empresa. Se a empresa for sua, vai adorar os resultados. E se não for, não deixe de comunicar suas ideias à gerência, relembrando sempre a ideia de base: esta é uma sugestão de mudança com a qual todos saem ganhando!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s