Usar celular no ambiente de trabalho: necessidade ou falta de educação?

A hora de trabalho é para trabalhar, mas, por vezes, a vida pessoal ocupa um pouco desse espaço e é acaba sendo necessário o uso do celular. Onde está o limite entre uma utilização razoável e uma utilização abusada? Hoje, no Dicas da Marta, vamos desenvolver esse tema e deixar algumas sugestões.

dicas-da-martabom-senso-no-uso-do-celular

Desativar o toque é uma regra simples de aplicar. O ideal mesmo é usar a função silenciosa para não incomodar os colegas de escritório ou, então, pelo menos, deve-se usar o toque tradicional do telefone. A tecnologia permite usar mensagens gravadas, músicas, explosões, mas tudo isso não valoriza sua imagem no local de trabalho, principalmente se o equipamento ficar tocando quando você não estiver na mesa.

dicas-da-marta sms

Atender o celular geralmente é permitido. Mas o tempo gasto para falar de assuntos pessoais no horário em que se é pago para trabalhar deve ser o mínimo possível. Além disso, expressar emoções extremas como raiva ou euforia não é aconselhável. Quando seu smartphone tocar, peça licença e saia da sala – não só para os outros não ouvirem seus assuntos pessoais, mas principalmente para não incomodá-los. Estando em reunião de trabalho, aí atender chamada é proibido. Você poderá responder de volta logo que a reunião terminar.

Tem outras situações que estão na fronteiras entre o horário de trabalho e seu tempo pessoal. O almoço de negócios é um bom exemplo. Ele é uma extensão do período de trabalho, seus clientes ou parceiros exigirão sua atenção e, por isso, as dicas da Marta recomendam que não atenda chamadas nessa hora.

dicas-da-marta celular

Algo comum e muito deselegante é enviar SMS ou atualizar seu perfil no Facebook. Isso é tão indelicado como atender uma chamada. No caso do Facebook, você poderá ser flagrado por quem perceber que seu perfil esteve sendo atualizado durante o período da reunião.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s