Pedir material emprestado para os colegas de trabalho: certo ou errado?

Hoje, o dicas da Marta é dedicado a um assunto bem específico sobre o mundo do trabalho, mas que merece um pouco de atenção. Pedir material emprestado para os colegas de trabalho é errado?

Pedir emprestado não é um grande problema. Um esquecimento ocasional, um imprevisto, algo que deixou de funcionar, uma pequena emergência. Essas situações podem acontecer com qualquer pessoa. Qualquer colega vai compreender e procurar ajudar.

dicas-da-martabom-relacionamento-com-colegas-de-trabalho

Mas o Dicas da Marta não recomenda que você repita esse comportamento. Se você pedir diversas vezes lápis, canetas, carregador de celular, entre outros, não vai passar uma impressão de profissionalismo. Afinal, se você se esquece de materiais essenciais para trabalhar, que outras coisas você poderá esquecer? Como será que você gerencia seu trabalho e suas responsabilidades? Isso é importante, pois os colegas de trabalho que têm pouco conhecimento sobre suas atividades podem ficar mal impressionados.

dicas-da-martamaterialcanetaAlém disso, se você se esquece de seu próprio equipamento, corre o risco de sair esquecendo o equipamento de seus colegas. Assim, se pedir objetos emprestados e não devolvê-los, certamente criará má vontade junto aos colegas que se oferecem para quebrar um galho.

Finalmente, pedir emprestado é sempre um problema: os recursos limitados. Se todo o mundo pedir emprestado, não vai sobrar ninguém para emprestar. Por isso, quem assume todas suas responsabilidades deve ser valorizado. As regras se resumem a um só: se coloque no lugar de seu colega. Como você reagiria se alguém viesse pedir material emprestado com muita frequência?

dicas-da-martamaterialcarregador-de-celular

Existem várias formas de combater os esquecimentos, como preparar no dia anterior tudo o que é necessário para o dia de trabalho ou manter equipamentos de reserva em sua secretária.

Esta situação convida a uma pequena reflexão. Existe algum motivo para você continuar esquecendo objetos? Tem mais coisas em sua vida – datas de aniversário, horários combinados, etc. – que você esqueça com regularidade? Está passando por um período de estresse que o leve a sentir-se mentalmente cansado? Se o esquecimento é habitual, pare e pense, pois isso pode ser sintoma de que algo em sua vida precisa ser mudado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s