Tome cuidado com seu comportamento no trabalho. Aeromoça russa é demitida por publicar foto inapropriada

O escritório, embora possa ter um ambiente descontraído, não é o mais indicado para ter atitudes e conversas informais, mesmo na pausa para o café. Principalmente se pensarmos que, atualmente, quase tudo acaba sendo partilhado na internet, o que significa que rapidamente pode chegar ao conhecimento dos superiores. As redes sociais, locais privilegiados de partilha de informação, evoluíram mais rápido do que o comportamento humano e muitas pessoas ainda não conseguem levar para a internet a separação entre suas vidas pessoais e suas vidas profissionais.

conversas informais facebook

As consequências de algumas atitudes podem ser bem reais e resultar na perda do posto de trabalho. Isso aconteceu na Rússia com Tatiana Kozlenko, uma aeromoça da Aeroflot, a maior companhia áerea do país. Ela postou em sua página no Vkontakte uma imagem onde aparece, dentro de um avião, apontando o dedo médio em direção aos passageiros. O Vkontakte é a maior rede social da Rússia, competindo com o Facebook (uma espécie de Orkut russo). A foto se espalhou rapidamente. Pior: como a internet permite partilhar tudo com facilidade, rapidamente a foto chegou no Twitter.

pausa para o cafe comportamento

É claro que os passageiros voando na companhia não iriam compreender este comportamento tão pouco profissional. E a gerência da Aeroflot, que também não ficou nada contente com o sucedido, acabou demitindo a aeromoça envolvida no caso. Tatiana Kozlenko tentou se defender, publicando uma mensagem na sua página alegando que a imagem teria sido fabricada, que a mão não seria sua e que outra pessoa teria colocado a imagem em seu perfil. No entanto, nessa mesma defesa, Tatiana reconhece que colocou uma “tag” na foto, se identificando.

A forma como Tatiana se defende mostra que ela tem pouca consciência do poder que as conversas informais e as atitudes despreocupadas podem ter no local de trabalho. Uma atitude responsável teria sido, em vez de se identificar, apagar a foto imediatamente. Se a mesma foto surgisse no mural de outra pessoa, aí ela poderia alegar que se tratava de uma fabricação. De fato, a imagem permite pensar isso. Mas, neste caso, ela ficou sem defesa. A Aeroflot informou depois que Tatiana reconheceu sua culpa junto de seus superiores.

aeromoca russa tatiana kozlenkoMas será o caso tão grave assim? Muitas pessoas na Rússia acham que a companhia exagerou em relação a uma simples brincadeira. Isso certamente influenciou o final feliz da história: a companhia decidiu readmitir Tatiana e lhe dar uma nova oportunidade. Seja ou não um caso sério, é importante que as pessoas estejam bem conscientes de suas atitudes. As conversas informais em ambiente de trabalho podem ter consequências se levadas para a internet, principalmente, se a empresa onde você trabalha não gostar de brincadeira!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s