Impressora 3D? Aprenda como funciona

A impressora 3D é uma das novidades e inovação que vai marcar o ano de 2013. Além de seu potencial tecnológico, seu preço está caindo de forma a possibilitar que um número crescente de empresas consiga comprá-la. Se você é curioso e está sempre pronto para conhecer todas as novidades e inovação da informática, fique atento para ver como tudo funciona!

novidades-e-inovacaoimpressora-3d

O primeiro passo é a criação do modelo 3D, naturalmente desenvolvido no computador através de um aplicativo. Ele deve ser gravado num formato STL, o padrão para impressão em três dimensões, e depois enviado para a impressora.

O segundo passo é a impressão, propriamente dita. A máquina vai escolher qual o material a ser utilizado – borracha, madeira, metal, plástico – sendo o plástico o mais comum. A impressora aplica várias mini camadas de material até o protótipo estar completo.

novidades-e-inovacaoimpressao-por-camadas

O último passo é o acabamento, já com o objeto nas mãos. Remover a base, lixar, retirar rebarbas e pintar são alguns dos trabalhos de finalização do produto.

O tempo de imprimir em três dimensões parece demorado, mas só se comparado com a impressão de uma simples folha de papel. Uma peça com 5 centímentros de largura, 1 de espessura e 1 de altura está completada em 20 minutos.

A tecnologia de impressão 3D é apontada por peritos como a causa de uma futura revolução na forma de organizar a manufatura, podendo reduzir a importância da produção em massa que herdámos da Revolução Industrial. O artesanato está de volta, mas agora recorrendo à mais alta tecnologia!

novidades-e-inovacaoproducao-individual

Muitos apontam também que esta pode ser uma solução para o problema que a indústria e a manufatura estão atravessando no ocidente, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, com a forte concorrência dos países asiáticos e de seus custos de produção mais baixos.

Se fala também dos benefícios ecológicos, pois para obter o produto não será mais necessário transportá-lo desde o espaço onde é fabricado. Basta produzir na própria loja, enquanto o cliente espera. Se o preço descer mais, talvez os próprios consumidores em casa possam fabricar seus próprios produtos.

Todas estas possibilidades fazem da impressora 3D uma das melhores novidades e inovação da atualidade!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s