Saiba a diferença entre embriaguez e alcoolismo crônico em serviço e suas consequências

Embriaguez e alcoolismo são temas habituais na pausa para o café. Mesmo entre colegas de escritório, uma boa comemoração depois do serviço pode terminar com álcool. Mas muitas pessoas entram por um caminho do qual o regresso não é fácil, e seus colegas de trabalho terão de enfrentar o problema.

alcoolismo

Estar embriagado em serviço não é uma atitude positiva. A imagem que a embriaguez transmite tem zero de profissionalismo e pode destruir a confiança de seus colegas. No entanto, há uma enorme diferença entre embriaguez e alcoolismo. O embriagado pode ter exagerado durante o almoço, ou estar celebrando algo, e no dia seguinte corrigirá seu comportamento e o episódio ficará para ser lembrado nas conversas na hora da pausa para o café. O alcoólatra crônico é muito mais grave, pois sente a necessidade de recorrer à bebida de forma constante. E ainda que ele pareça manter um comportamento normal, na verdade, não consegue funcionar 100%. Suas atitudes parecerão errôneas, seu comportamento instável e seus resultados cairão inevitavelmente.

pausa para o cafe escritorio

Uma nota importante: um colega de trabalho atuando sob efeito de álcool é um perigo potencial para si e para todos. Seja porque o trabalho vai diminuir ou porque a imagem da empresa ou do serviço vai sair prejudicada ou porque os clientes vão sair prejudicados.

Por isso, pense na sua empresa como uma verdadeira equipe e não pense que o problema não é seu e não o afeta. Se um colega de trabalho está numa funão sem responsabilidade imediata (que não seja motorista ou médico) e se apresentou embriagado, se pode pegar leve. Mas atenção: se ele insistir em aparecer embriagado mais do que uma vez, ou mesmo se estiver caminhando para o alcoolismo crônico, ajude a si mesmo, à empresa e a seu colega.

conversas informais alcoolismo

Não reserve o tema para conversas informais. Fale com ele em particular, pois armar escândalo não é a forma mais eficaz de resolver um problema. No fim, isso vai ajudar seu colega a reconhecer que sua atitude está errada. Quem sabe se, no futuro, ele não vem a lhe agradecer?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s