Conhecendo os colegas de trabalho na hora do almoço

A hora do almoço e a pausa para o café são excelentes ocasiões para ter conversas informais com seus colegas de trabalho. Você já conhece suas aptidões profissionais, mas será que sabe quem são as pessoas que trabalham junto de você todos os dias? Num momento descontraído, como o coffee-break, é possível que todos se conheçam um pouco melhor, encontrando pontos de interesse comuns, debatendo opiniões, etc. Mas existem regras e limites quanto ao conteúdo das conversas informais.

conversas-informais-entre-colegas-de-trabalho-na-hora-do-almoco

Não se trata de tentar esconder sua personalidade, mas de saber avaliar o grau de intimidade. Em primeiro lugar, diga não à fofoca. Desabafar pode ser importante, mas atacar outras pessoas que não estão presentes pode passar a imagem de que você não é maduro para resolver problemas. Por outro lado, atacar ou discutir problemas na frente de outras pessoas também não é legal. Para resolver qualquer questão com um chefe ou colega de trabalho deve-se falar em particular ou utilizar outros canais.

Em segundo lugar, evite ficar falando de trabalho o tempo todo. O almoço é uma pausa e trabalho deve ser falado no trabalho. Ao invés, aproveite para falar sobre seus hobbies, tentando estabelecer afinidades com outras pessoas que partilham os mesmos interesses e gostos.

evite-as-fofocas-durante-as-conversas-informais-com-colegas-de-trabalho

Em terceiro, não esqueça que o almoço com os colegas é a continuação do ambiente profissional. A menos que esteja almoçando com amigos verdadeiros e a confiança seja total, saiba onde deve chegar o limite de suas conversas informais. Assuntos muito particulares podem causar desconforto.

Finalmente, uma dica muito importante: se você não gosta mesmo de seus colegas de trabalho, almoce sozinho ou em casa. Não faça do almoço uma obrigação. Essa regra tem seu reverso: se seus colegas de trabalho são, além disso, seus amigos, não deixe de almoçar com eles sempre que quiser!

conhecer-os-colegas-de-trabalho-atraves-de-conversas-informais

Compreendendo estas regras, sua hora de almoço pode mesmo ser uma boa oportunidade de conhecer melhor os seus colegas de trabalho. Uma pessoa que vive se queixando de outros pode não ser muito confiável. Aquele que só consegue falar de trabalho, pode ser inseguro ou tímido. E será que você já se perguntou o motivo daquele outro colega sempre ficar sozinho na hora do almoço? Por que não chamá-lo para junto de você e de seu grupo?

Nunca esqueça que, acima de tudo, seus colegas de trabalho são as pessoas que partilham com você muitas horas de seu dia. Por isso, o melhor mesmo é promover o contato e a descontração e fazer com que todos se conheçam um pouco melhor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s