Dicas para ser mais sustentável no trabalho

Aqui no dicas da Marta, procuro transmitir a mensagem de que os recursos do planeta Terra não são infinitos e que a sustentabilidade é a melhor aposta para que nossa civilização possa manter seu padrão de vida. Vou deixar algumas dicas, agrupadas em dois temas de sugestão.

A primeira sugestão das dicas da Marta é adotar comportamentos ecológicos, e há várias formas de o fazer. Separar o lixo (papel, plástico, vidro) é simples: ao invés de jogar tudo junto no lixo, agora você deve colocá-los em locais diferenciados.

dicas-da-martasustentabilidadereciclagemTrabalhar com janela aberta ajuda a poupar no ar condicionado e também a manter um ambiente mais natural, reduzindo o uso de luz artificial.

Já a carona solidária é uma forma inteligente de poupar recursos. Se dois ou mais funcionários do mesmo escritório vivem também perto uns dos outros, porque não fazer este deslocamento juntos? Poderão utilizar sempre o mesmo carro e dividir o preço do combustível, ou levar o carro em semanas alternadas. O objetivo é reduzir o número de carros circulando com uma só pessoa – e poderá até fazer trajetos mais animados, em companhia.

dicas-da-martasustentabilidadepoupar-no-ar-condicionado
A segunda sugestão sobre sustentabilidade é usar a tecnologia para poupar o meio ambiente. Se uma reunião pode ser feita através de video chat, pelo Skype ou outro serviço semelhante, porquê se deslocar? Além de ser mais sustentável, poderá economizar tempo e dinheiro.

O uso da tecnologia vai permtir também poupar quando o assunto é arquivos digitais. Antes de imprimir um documento, pense sempre se é mesmo necessário – muitas vezes o documento termina jogado no lixo.

dicas-da-martasustentabilidadepoupar-na-impressoraA tecnologia permite ainda uma forma muito agradável de poupar recursos: trabalhar de casa. A medida não é consensual, pois mesmo nos setores onde pode ser praticada, muitas empresas e os próprios funcionários consideram que o risco de desconcentração e menor produtividade é maior. Mas a tendência é privilegiar a conciliação com a vida familiar, e ao mesmo tempo engajar o funcionário com os objetivos da empresa. Além disso, home office ajuda a reduzir o número de deslocamentos e o consumo de combustível.

Construir um futuro sustentável é um desafio que cabe a todos nós. Faça sua parte!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s