Confira dicas de etiqueta para se comportar corretamente num almoço de negócios

Hoje, o dicas da Marta é dedicado ao almoço de negócios – uma ocasião tão importante como uma reunião. O momento é ideal para fechar um negócio. Para isso, deve-se seguir um conjunto de regras. Antes do almoço, pense nos seguintes pontos: escolha o local ideal, que deve ser adequado ao convidado, com um menu adaptado ao gosto do cliente, ser sossegado e permitir reservas; selecione sua roupa, optando pelo visual que você usaria numa reunião de negócios no escritório.

dicas-da-martaescolher-o-local-apropriado

No momento do almoço, siga as dicas da Marta:

Seja pontual, pois chegar atrasado mostra pouco profissionalismo. Opte por menus simples, leves, que não obriguem a manejar talheres de forma muito complicada. Evite as bebidas alcoólicas se não tiver certeza que seu cliente vai apreciar essa atitude. E mesmo que exista alguma confiança, não exagere na bebida.

dicas-da-martaalmoco-de-negocios

Saiba o momento ideal para abordar o tema. Aqui não existe uma regra que se aplique a todos os clientes. Muitas pessoas gostam de ser diretas e preferem falar de negócios antes mesmo que a comida chegue. Outros clientes preferem um bom papo quebra-gelo e podem se sentir intimidadas se você avançar muito cedo para assuntos de trabalho. É importante avaliar o cliente, a conversa e a circunstância. Uma dica vale para todos: seja claro e direto no momento de falar de negócios.

Siga as regras habituais de uma reunião de trabalho. Desligue seu celular ou qualquer equipamento eletrônico que tire sua atenção de seu cliente. Interromper a conversa para enviar um SMS, por exemplo, será entendido como falta de consideração pela pessoa à sua frente. Quando o  almoço terminar, há uma regra de ouro a cumprir: a conta deve ser paga por quem fez o convite.

dicas-da-martadicas-de-etiqueta

Não esqueça o resumo das dicas da Marta sobre o almoço de negócios: ele é uma continuação do horário de trabalho e deve ser considerado como uma reunião normal de trabalho, mas com mais sabor!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s