5 tipos insuportáveis no escritório

Colega de escritório é mais ou menos que nem família: a gente não escolhe. E tem cada tipo que realmente é insuportável. Por isso, as dicas da Marta de hoje serão dedicadas a ajudá-lo a reconhecer essas figuras, a lidar com elas e, principalmente, a não se tornar uma delas. Afinal, manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho, nutrindo um ambiente de harmonia e cooperação, é uma passo à frente para o sucesso profissional.

fofoqueiro-dicas-da-marta

Fofoca é o tipo de coisa da qual ninguém oficialmente gosta, mas sempre se acaba fazendo um pouquinho, em algum momento da vida. Mas no ambiente de trabalho ela é particularmente perigosa, com resultados catastróficos para o fofoqueiro. O que a princípio pode parecer uma vantagem, logo transforma-se em um dissabor: é isolado e torna-se persona non grata.

Siga as dicas da Marta e afaste-se de gente assim, dê o menor papo possível. E cuidado também na hora de fazer comentários. O melhor mesmo é abster-se de ficar falando da vida alheia, porque nem patrões, nem chefes nem subordinados suportam fofoqueiro.

dicas-da-marta-narcisistas

Os narcisistas, por outro lado, têm como assunto principal eles mesmos e não vêem nada de bom no que os outros fazem. Criam uma imagem impecável de si mesmos, mas quase sempre falsa. Dicas da Marta: faça de conta que concorda e saia discretamente, sem tumulto, narcisista sem plateia não sobrevive. E comece a prestar atenção em como você mesmo se coloca perante os outros.

Os carreiristas são gananciosos, inescrupulosos e costumam fazer qualquer coisa para chegar onde almejam, a qualquer preço. E são bem fáceis de identificar. São obcecados pelo sucesso, costumam ser puxa-sacos e adoram puxar o tapete. Não compartilhe seus projetos e ideias com gente assim, fale apenas sobre bobagens. Carreiristas não têm o mínimo pudor em roubar seus insights.

carreirista dicas da marta

O invejoso é um que, às vezes, se mascara sob outros tipos. Ele pode se tornar o seu “melhor amigo”, como parecer tímido e retraído, mas na realidade o que ele quer é estar no seu lugar, ter a sua posição, ser o que você é. Muito cuidado com esse tipo, porque é um dos mais perigosos e falsos: quando você pensa que ganhou um amigo vê que deu todas as armas para seu pior inimigo.

O falso bonzinho no fundo é um manipulador, que está sempre querendo agradar, mas não se engane: o que ele fala quando você não está por perto é que é o problema. Já pensou que ninguém tem o mesmo humor o tempo inteiro? Só pode ser falsidade. Cuidado com ele, a única coisa que ele quer é levar vantagem e dificilmente assume alguma coisa que falou. Afinal, profissionalismo é ser competente mas saber admitir erros e dar créditos aos colegas. Ninguém gosta de alguém que tem duas caras.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s