Como manter-se saudável na rotina do escritório

Todo dia é a mesma coisa. Você chega, senta, começa a trabalhar, almoça, volta para o escritório e vai embora. E aí começa a sentir as dores nos joelhos e braços de tantas horas sentado, o corpo pesado e sonolento. Cadê o ânimo? Mas você sabia que muitos desses desconfortos podem ser sanados com medidas bem simples? Aqui, no Dicas da Marta, você vai ver como a alimentação e a água, por exemplo, podem fazer milagres na sua rotina no escritório – e melhorar seu desempenho.

dicas-da-marta-saude-escritorio

A primeira das dicas da Marta é para você pensar bem. Seu corpo é formado por 65% de água, que precisa ser renovado a cada hora. Entre outras coisas, evita a retenção de líquidos que causa inchaços, problema muito comum em quem passa várias horas sentado. Por outro lado, ajuda a equilibrar o organismo como um todo, aumentando o metabolismo e favorecendo a perda de peso.

dicas-da-marta-agua-saude-escritorio

Mas as dicas da Marta têm números mais precisos se você preferir: uma desidratação mínima e imperceptível retarda o metabolismo em 3%. Apenas 2% de redução da água no organismo já causa perda de memória (ela compõe 90% do nosso cérebro, sendo a responsável pelas transmissões eletroquímicas), problemas de foco da visão em computadores e impressos e, quando estamos estressados, seu nível cai a 50%. Ou seja, aí é que devemos bebê-la em dobro. Ah, sim, o ideal são oito copos por dia ou dois litros. Chás, refrescos e refrigerantes não contam!

alimentacao-saudavel-dicas-da-marta

Por outro lado, a alimentação deve ser balanceada, com alimentos frescos e naturais, sem conservantes, evitando frituras e excesso de sal e álcool, que também reduzem o nível de H²O no organismo. Além disso, a comida saudável o deixará mais bem disposto no escritório, com o corpo mais leve e menos cansado.

Por fim, se você fica sentado durante muito tempo, a intervalos regulares, procure fazer alongamentos na própria cadeira ou levantar-se e esticar braços e pernas, fazendo pequenas caminhadas pelo escritório para ativar a circulação. É uma boa oportunidade, aliás, para aos poucos ir ingerindo aqueles dois litros dos quais seu organismo tanto sente falta. Você verá que seu rendimento no escritório melhorará tanto que até você ficará surpreso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s