Casual Fridays: saiba se vestir mesmo nos dias informais

Como dizem os americanos, “Thanks God, it’s Friday!”, mas nem é preciso agradecer a Deus, afinal, o fim-de-semana já está bem pertinho e a ordem é relaxar. Bem, mas nem tanto. Vem dos EUA também o conceito Casual Fridays, que nasceu no fim da década de 1970 como forma de, nestes dias, as roupas poderem ser mais informais – uma forma de diminuir o estresse e aumentar a produtividade. Mas você vai ver aqui, no Dicas da Marta, que muita gente exagera na informalidade. Mesmo nas Casual Fridays há um jeito certo de se vestir.

casual-fridays-dicas-da-marta

Na verdade, as Casual Fridays nasceram em uma época onde as regras de vestuário no escritório eram muito mais rígidas do que hoje, mas a iniciativa acabou sendo tão legal que pegou. No entanto, nem todo mundo acerta, na maioria das vezes, por não ter bem noção do que o “casual” significa. Na dúvida, siga a primeira das dicas da Marta: lembre-se sempre que lazer é diversão, escritório é trabalho, seja o dia que for. Claro que você pode trabalhar se divertindo, mas em relação às roupas, tome cuidado.

casual-fridays-escritorio-dicas-da-marta

Ou seja: o melhor mesmo é deixar t-shirts e tênis ou sandálias para quando você estiver bem longe do escritório. Opte por calças de linho com corte mais esporte, camisas polo e mocassins ou sapatênis, por exemplo. Jeans são legais e são sempre in, mas certifique-se que ele esteja em excelente estado e prefira os escuros. Não é qualquer empresa que vê com bons olhos seu funcionário na liberdade de um velho jeans desbotado, por mais confortável que ele seja – por mais que seja sexta-feira.

Não deixe para a última hora. Escolha a roupa com calma e lembre-se de adaptá-la à sua personalidade, porque no fundo é esse o espírito da coisa: diminuir um pouco a distância patrão-empregado. Então mostre quem você é, mas sempre usando o bom senso.

casual-fridays-dicas-da-marta

Na dúvida, preste atenção na linha que os outros seguem, procure manter-se no padrão da empresa. Não é copiar, mas adaptar o seu gosto ao padrão, sem abusar da informalidade. Aproveite a sua sexta-feira!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s