Escritório Físico, Virtual ou Coworking?

Você já deve ter reparado que o conceito de escritório está mudando bastante e, pensando bem, não poderia ser diferente em uma época em que a tecnologia anda a passos largos, dando cada vez mais mobilidade e independência aos profissionais. Aquela imagem do escritório físico, em salas ou andares inteiros, nem sempre é a melhor opção para o sucesso do empreendimento e, muitas vezes, sequer é necessária.

inovacao-escritorio-virtual

A inovação está no conceito de escritório virtual ou do coworking. Mas você sabe qual a diferença? Muito procurado por profissionais independentes como arquitetos, advogados, designers, jornalistas, microempresários e frelancers, por exemplo, a inovação do coworking está no compartilhamento de um mesmo espaço por profissionais e empresas de diversas áreas com custos bastante reduzidos. Normalmente você escolhe um plano de horas e simplesmente começa a trabalhar. E também há os serviços adicionais, como salas de reunião, endereço comercial, endereço fiscal, armários, motoboy, telefonia e locker, que são pagos por uso.

coworking-inovacao

A inovação é procurada por multinacionais para alocar funcionários em países novos e por pessoas que não querem trabalhar em casa por causa da solidão ou porque acabam misturando as rotinas pessoal e profissional. O interessante é que, como há profissionais de diversas áreas, a troca de experiências e de ideias acaba sendo intensa e, muitas vezes, surgem novos negócios através das amizades feitas no local. As vantagens, além do baixo custo, são o aumento da produtividade, sinergia, mobilidade e compartilhamento do networking.

inovacao-escritorio-virtual

O escritório virtual, por outro lado, serve para quem quer – ou pode ter – ainda mais independência. Se você não precisa de um endereço físico e quer ter a mobilidade de trabalhar onde bem entender, basta colocar todas as informações sobre o seu negócio no laptop e em pen drives e leve seu escritório virtual debaixo do braço.

coworking-inovacao

É a melhor opção para atividades mais informais e pessoas que entendem que o profissionalismo não tem de estar ligado direta e necessariamente à forma, mas sim ao conteúdo. Sem falar que você pode escolher um restaurante aconchegante próximo do seu cliente para fazer uma reunião, por exemplo, situação cada vez mais comum nos grandes centros.

inovacao-escritorio-virtual

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s