Os cinco escritórios mais legais do mundo

Já há alguns anos o conceito de escritório tem mudado bastante e caminhado quase que na mesma proporção das pesquisas que apontam o aumento da produtividade em ambientes menos formais e mais criativos. Como uma forma de incentivar e divulgar essa inovação, a conceituada revista Inc promove anualmente uma saudável competição para descobrir os escritórios mais legais do mundo, o “The World’s Coolest Office”. Ao todo, 144 espaços participaram da votação on-line, que aconteceu no fim de 2012. Um dos aspectos mostrados pela revista Inc através do “The World’s Coolest Office” é como o novo conceito de escritório está sendo seguido em todo o mundo.

obscura-vencedor-the-worlds-coolest-offices

O escritório mais votado na “The World’s Coolest Office” foi o Obscura Digital, em São Francisco, com design do escritório IwamotoScott Architecture, que mostrou criatividade ao transformar os tristes 36mil m² de um armazém de 1940 em um loft de três níveis com estações de trabalho, workshop e showroom de pé direito duplo e um imenso domo translúcido. Outra tendência, a mistura de materiais, também está presente no forro de bambu do teto, nas vigas que fazem desenhos sinuosos em ferro e nas divisórias em vidro.

comvert-vice-the-worlds-coolest-office

Além do americano Obscura Digital, que ficou em primeiro lugar, entre os cinco espaços tops ficaram representantes de: Milão, na Itália (Comvert, vice-campeão); Madrid, na Espanha (The Hub, segundo vice, com mix de materiais em decoração simples e espaçosa); Istambul, na Turquia (Vakko, com seus glamorosos boxes de aço); Japão (Atelier Tenjinyama, com seu imenso átrio naturalmente iluminado) e Washington DC, nos EUA (LivingSocial, com estilo urbano em tijolos aparentes, átrio e espaço de convivência com máquina de jogos).

Mas, mais do que apontar um vencedor, a competição é uma excelente fonte para quem deseja transformar seu local de trabalho. Ela mostra, principalmente, tendências que deram certo: muito tijolo aparente, átrios aconchegantes e naturalmente iluminados, telhados verdes com áreas de lazer e até bares para happy hour indoor, transformações que deixam os ambientes corporativos mais informais e agradáveis.

livingsocial-the-worlds-coolest-offices-inovacao

Sacadas divertidas e diferentes, como pistas de skate, máquinas de flippers, decoração inusitada como carros e ambientes mostram que, literalmente, a inovação é a alma do negócio.

A votação, no entanto, mostrou também que espaços abertos e arejados, com decoração simples e rústica – como a combinação de tijolos aparentes, concreto, madeira e vidro – também vão bem e estão entre os preferidos dos funcionários.

Mas, antes de mais nada, fica a lição de que o design do novo escritório deve saber interpretar e refletir tanto o perfil da empresa e a forma como se coloca no mundo como o que se espera dela – dentro e fora de suas paredes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s