Cinco coisas que seu escritório provavelmente não comporta, mas deveria

Quando se pensa em montar um escritório para abrigar uma equipe de trabalho, sempre se imagina um espaço completo, com vários itens e ambientes destinados a coisas específicas. Só que na hora da prática, muitas vezes, isso não é possível, seja pelo orçamento curto, seja pelo espaço disponível que não comporta. Verdade é que, apesar disso, há pelo menos cinco coisas que deveriam constar no projeto. Sala de leitura, sala de videoconferência, lanchonete, jardim e iluminação natural fazem parte de uma corrente de inovação que permeia um novo conceito de escritório, mais humano e informal e também mais favorável ao processo criativo.

sala-de-leitura-escritorio-inovacao

A sala de leitura é um dos principais itens no escritório. Ela representa aquele tempinho entre uma criação e outra que todo profissional precisa ter para descansar a mente. Várias pesquisas já apontaram que funcionários voltam com a atenção redobrada depois de pequenos períodos de pausa ao longo do dia, hora em que eles devem desviar a mente completamente do trabalho.

sala-de-leitura-no-escritorio

Por isso, a sala de leitura tem um papel fundamental no brainstorm: o ambiente deve ser confortável, com luz e decoração aconchegante. Ela servirá tanto para os breves períodos onde uma revista pode despertar a solução para um desafio como para aquela hora da preguiça depois do almoço. Da mesma forma que a lanchonete ou a sala do café, ela ajuda a manter os funcionários no local de trabalho evitando “voos” indesejados e dando novo vigor à jornada.

Já a sala de videoconferência é importante para manter a unidade da equipe participando do processo de decisões na hora de fechar projetos com outras unidades da empresa ou na apresentação para clientes. Um lugar organizado para esse fim deve permitir a todos os participantes uma visão igual dos monitores, para que todos possam ficar igualmente a par das decisões.

videoconferencia-escritorio-inovacao

Dependendo da localização da sala, a iluminação natural pode se tornar um verdadeiro sonho de consumo, mas um bom arquiteto pode ser capaz de encontrar formas de resgatá-la nos cantinhos mais inesperados. Além da economia de energia, a inovação é muito mais saudável e inspiradora. Se o arquiteto não conseguir encontrar um lugarzinho para abrir uma janela ou colocar um pano de vidro que seja, veja com ele qual a iluminação mais adequada para manter a motivação do pessoal em alta.

O jardim talvez seja a parte mais fácil de remodelar seu escritório, bastando escolher o tipo certo de plantas em relação à claridade ou à sombra, e adaptar o espaço em vasos ou jardins verticais. Tendência também cada vez mais aprovada, a presença da natureza estimula os sentidos ao mesmo tempo em que relaxa e apazigua conflitos internos e a tensão no serviço. É só deixar a natureza fazer o seu trabalho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s