Convites e agradecimentos no escritório

Quem é que nunca ficou meio constrangido sem saber direito como convidar o pessoal do escritório, inclusive o chefe, para uma festa, casamento ou mesmo inseguro na hora de fazer o agradecimento? Como todo mundo que trabalha, mais cedo ou mais tarde, passa por isso, as dicas da Marta são hoje sobre algumas regrinhas básicas de etiqueta: se você prestar bem atenção vai ser difícil cometer alguma indelicadeza.

dicas-da-marta-convite-etiqueta

Se o assunto em questão for um casamento ou outro tipo de boda, por exemplo, há algumas regras de boa educação. Em empresas de grande porte, as dicas da Marta sugerem a você duas opções, de acordo com o seu orçamento para a festa: ou você dá convites individuais apenas aos mais próximos, como pessoas que o acompanham fora do trabalho ou quem costuma conversar mais, ou coloca apenas um convite endereçado “aos amigos da empresa” no mural de avisos. Mas você também pode restringir o convite a apenas o seu departamento, por exemplo.

dicas-da-marta-etiqueta-escritorio

A etiqueta manda que envelopes e convites fiquem lado a lado. Peça também para confirmarem a presença até determinada data, assim você não perde o controle de quem irá. Mas siga as dicas da Marta se você quiser convidar apenas uma pessoa: dê a ela um convite individual e peça para não comentar com mais ninguém. Ela entenderá os motivos.

E lembre-se que o convite deve ser para cerimônia e festa. Apenas para a igreja é constrangedor e faz a pessoa sentir-se menosprezada. Já pensou se arrumar todo, comprar presente e não poder ir à festa? Não vale.

Além disso, preste atenção na antecedência. Para casamentos e bodas ela deve ser de dois meses e, para as demais festas, de duas semanas, salvo ocasiões muito informais, é claro.

dicas-da-marta-agradecimentos-escritorio

Mas acontece que a situação é justamente o oposto. Você foi convidado e não sabe como agradecer. Claro que você não é obrigado a ir, mas a educação manda responder, sempre.

Se o convite foi feito de forma escrita, assim também deve ser a resposta, se a ocasião é informal, não há problema em responder por telefone. E, se não quiser ir, agradeça, diga que sentiu-se lisonjeado pela lembrança, mas que infelizmente, por motivos de ordem particular, não poderá estar presente. Fica sempre elegante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s