Primeira ligação feita por celular completa 40 anos. Conheça os primeiros e os últimos modelos

Inovações poderosas no mundo da telecomunicação, os celulares comemoraram agora em abril uma data importante: há quarenta anos foi feita a primeira ligação em um aparelho móvel.

celular-dynatac

O responsável pela inovação foi o americano Martin Cooper, que parou em frente a um hotel em Manhattan e ligou para Joel Engel, engenheiro que trabalhava num escritório concorrente, e falou: ‘Estou te ligando de um telefone portátil. Que tal a ligação?’.

Foi o bastante. Joel Engel perdeu a chance de ficar famoso pela inovação e Martin Cooper entrou para a história por ter criado e feito funcionar o primeiro telefone portátil. O primogênito dos celulares se chama Dynatac, pertence à Motorola e, acredite, tinha mais de um quilo e exatos 25 centímetros. Seu apelido? Tijolão.

celulares-pos-dynatac

O Dynatac também tinha várias limitações: demorava cerca de 10 horas para carregar a bateria, que durava menos de meia hora, e custa aproximadamente US$ 4 mil. A modernização dos celulares só foi ocorrer mesmo quase 20 anos depois com a fabricação de modelos menores, com maior durabilidade, custo reduzido e outras funções, como a de mandar mensagens.

Hoje, os celulares passam por uma nova fase e assumiram uma função multitarefa, funcionando como um computador que pode ser levado no bolso, tornando-se aparelhos essenciais à vida profissional, sobretudo na realização de trabalhos fora do escritório.

celulares-inovacaoOs melhores exemplos disso são os chamados smartphones, como o já não tão famoso BlackBerry, os aparelhos da linha Galaxy da Samsung e o clássico iPhone, celulares que possibilitam navegar na internet, fazer videoconferência, gravar áudio e vídeos, entre outras funções.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s