Norma estabelece parâmetros sobre a adaptação do escritório às características físicas dos funcionários

Nem todo mundo conhece, mas há uma norma regulamentadora, a NR 17, que estabelece parâmetros para os escritórios adaptarem o local de trabalho às características físicas de seus funcionários. Confira aqui no Dicas da Marta como manter os seus funcionários ou a si próprio com saúde no escritório.

nr-17-ergonomia-dicas-da-marta

As alterações e adaptações no ambiente de trabalho exigidas pela NR 17 são realizadas tendo como base a ergonomia, que se dedica a realizar estudos para assegurar a segurança, saúde e conforto dos profissionais.

Nesses estudos são considerados vários fatores, como a falta de segurança, insalubridade e desconforto, chegando num conjunto de melhorias que devem ser aplicadas à rotina da empresa.

nr-17-apoio-para-pesEntre as melhorias apontadas pela NR 17 está a obrigatoriedade do apoio para pés para os funcionários que trabalham muito tempo sentados, pois esse tipo de aparelho ajuda a corrigir a postura, diminui dores lombares e melhora a circulação sanguínea.

Além do apoio para pés, a empresa também deve fornecer almofadas e bancos ergonômicos, que evitam problemas de coluna, suporte de mesa articulado para monitor, apoio para digitação no teclado e mouse pad com apoio para o pulso.  A coluna Dicas da Marta recomenda, por exemplo, o Mouse Pad Multilaser produzido em tecido e gel, ideal para o uso diário, pois evita lesões por esforço repetitivo. Possui formato ergonômico para dar mais conforto e base aderente que dá segurança ao usuário, pois não escorrega da mesa.

nr-17-apoio-digitacao-mouseQuem atua fora do escritório também é beneficiado pela NR 17, pois as empresas, sobretudo as da área de construção civil ou produção, são obrigadas a fornecedor equipamentos de proteção aos funcionários.

Aos empregadores, é sempre bom ficar de olho: quem não cumpre as exigências das normas regulamentadoras pode pagar multas de vão de R$ 7 mil a cerca de R$ 90 mil, sem contar os problemas e gastos que se pode ter caso um dos funcionários desenvolva alguma doença de trabalho por falta das adaptações exigidas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s