Caneta-tinteiro foi patenteada em 1884 e, ainda hoje, é objeto-desejo

Muito antes da já velha esferográfica, a caneta tinteiro dava forma a documentos e gravuras que registraram a História. Hoje, um dos reviews mais charmosos, em plena época de teclados e comandos de voz, é justamente a caneta tinteiro, uma ideia patenteada em 1884, quando o corretor de seguros americano Lewis Waterman inventou uma substituta para a pena e que não precisava ser mergulhada em tinta. A forma como a ideia nasceu por si só já é curiosa: reza a lenda que ele perdeu um contrato importantíssimo, porque justamente na hora em que o cliente ia assinar o documento ficou todo manchado de tinta. Furioso com a perda, na mesma noite Waterman bolou um jeito de colocar um cartucho de tinta dentro do cabo, abrindo finos canais de ligação até a pena.

Nascia uma invenção que o deixaria rico e que tantos anos depois ainda é considerada um objeto de desejo. Um ano depois, o próprio Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes, refletindo o pensamento de outros escritores, que imediatamente aderiram à invenção, declarou: “Que equipamento útil!”

Com cabos de materiais que podem ser nobres como madrepérola, madeira, prata ou ouro, a caneta tinteiro é um dos itens que valorizam o escritório, emprestando charme e deixando o ambiente ainda mais cool. Além disso, ao contrário de outros tipos, ela não é descartável e, desde que bem cuidada, pode acompanhar gerações de empresários, ganhando ainda mais status.

Hoje há objetos famosos por terem pertencido a figuras públicas ilustres e, além de fazerem diferença nos escritórios, são disputados em leilões onde alcançam preços exorbitantes e há até um museu em Paris dedicado exclusivamente a eles. Além disso, há empresas especializadas em produzir imitações dos clássicos e os originais têm sua produção controlada. A Montblanc, por exemplo, lança apenas 4.810 unidades por ano como forma de controlar a qualidade – o número é exatamente a altura em metros da montanha de mesmo nome na França.

Gostou de mais um dos nossos reviews? Continue acessando nosso blog para se manter atualizado das novidades!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s