Apresentação de sucesso. Como se preparar para esta tarefa?

É, agora não tem jeito. Você bem que tentou evitar, mas agora vai ter de fazer aquela apresentação de qualquer forma – e o chefe espera que ela seja um sucesso. Você sabe que ficará nervoso e as chances de esquecer alguma coisa são muitas, mas, calma, as dicas da Marta vão ajudá-lo a fazer desse um momento de sucesso e que pode alavancar a sua posição na empresa.

dicas-da-marta-apresentacao-escritorio

Antes de mais nada, tenha em mente que, para a maioria das pessoas, falar em público é realmente um desafio. Você não está sozinho nessa. Por isso, prepare-se procurando ficar calmo e tentando ser o mais objetivo possível. A primeira das dicas da Marta é para que você escolha palavras simples, uma linguagem que você use no dia-a-dia, na qual você está habituado a se expressar e a passar os seus conceitos. Não tente ser quem você não é: quanto mais procurar se parecer com alguém ou seguir determinado molde, mais complicado será.

dicas-da-marta-postura-apresentacao

Você pode andar pelo espaço e gesticular, afinal, as mão acompanham o raciocínio, mas cuidado para não parecer exagerado e nervoso. Procure mostrar calma e clareza de pensamento. Descubra exatamente qual é a ideia central da sua apresentação e como os assuntos secundários se relacionam a ela. Dicas da Marta: sorria, tenha segurança em si mesmo, sem ser arrogante. Postura ereta e um sorriso simpático podem fazer milagres.

dicas da marta reuniao

Familiarize-se com o Power Point. Pense que o papel do programa é ajudá-lo, mas não ser sua muleta. Por isso, se resolver usá-lo, utilize-o por pouco tempo. Longas apresentações em Power Point são cansativas. Leve uma colinha em um pedaço de papel se quiser. Vale até fazer uma brincadeira com o fato. Pessoas bem humoradas e espontâneas fixam-se mais na memória das pessoas e causam sempre uma impressão melhor do que as carrancudas.

Por fim, preste atenção nas roupas: veja bem como será a ocasião e procure vestir-se de forma a ser parte do evento e não estar à parte dele: isso o aproximará do público e criará identidade com ele.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s