Cientistas desenvolvem tecnologia para acabar com a iluminação deprimente dos escritórios

Cientistas alemães criaram uma inovação que promete acabar de vez com a iluminação deprimente dos escritórios. Trata-se de um sistema que reproduz no teto um céu virtual, recriando a luz do dia, do pôr e do nascer do sol.

ceu-virtual-sala-de-reuniao

O sistema, que foi apresentado numa das recentes edições do Salão de Tecnologia da Informação e da Comunicação de Hannover, na Alemanha, utiliza telas planas que são fixadas no teto. Ao todo, as telas contam com 288 mini-LEDs que são capazes de produzir tons como o branco, verde, azul e vermelho, oferecendo cerca de 16 milhões de combinações de cores.

Dentre as reproduções que o sistema céu virtual possibilita estão as formas estáticas e móveis, como as nuvens. Dessa forma, os funcionários têm a sensação de trabalhar ao ar livre.

iluminacao inovacao escritorio

Segundo o Instituto Fraunhofer, que foi o responsável por desenvolver o sistema céu virtual, há estudos que comprovam que a sensação de espaço aberto e com iluminação natural aumenta a produtividade dos funcionários. Daí a ideia de criar essa novidade.

A iluminação diferenciada do sistema céu virtual também provoca sensação de bem-estar. Por isso, a novidade tem sido bastante procurada não só por empresas que investem nFa tecnologia em seus escritórios e ambientes de trabalho, mas também por hospitais e asilos, já que o sistema pode trazer efeitos terapêuticos para pacientes que não podem se locomover.

ceu virtual inovacao

A inovação é super bacana, mas seu preço nem tanto. As telas planas com mini-LEDs do sistema céu virtual possuem somente 50 cm² e custam cerca de 1.200 euros.

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s