A origem do pendrive

Heey, você sabe a origem do pendrive? Por que ele surgiu? E o que ele substituiu? E por fim, o que ele vem possibilitando? Mundo afora, é uma das principais ferramentas de armazenamento rápido, juntamente com o HD externo. Como é um objeto pequeno, menor que um chaveiro, torna o seu manuseio prático, possibilitando salvar inúmeros arquivos. Hoje em dia, já existem pendrives de diferentes formas, tamanhos, cores e capacidade de memória. E por ser pequeno, é também de fácil perda, o que o torna praticamente descartável, sendo comum, pelo menos, uma compra por mês.

pendrive_usbbluedongle1

Ele surgiu em meados do ano de 2000, e foi um projeto da IBM. Na época, sua capacidade de memorização era bastante inferior, entorno de 8MB. A criação visava substituir os antigos e ultrapassados disquetes, que além de ocuparem maior espaço, produziam um ruído estranho no momento de gravação, e tinham uma capacidade de armazenamento muito inferior, no máximo 2,8 MB. Aos poucos, a capacidade de contenção foi aumentando, porém, vale lembrar que nos seus primórdios, o preço de cada pendrive era bastante alto.

disquetes

A tecnologia usada em sua fabricação é um sistema de memorização flash, em síntese, isso possibilita um menor tempo de gravação, perda de dados quase nula em contato com outros campos magnéticos, uso de uma entrada USB – comum em desktops e notebooks -, e reconhecimento por parte dos sistemas operacionais atuais. Sendo de memória flash, ele não é volátil, ou seja, não necessita de energia para manter as informações gravadas.

E por ser um objeto de grande tecnologia, há sempre uma novidade. Recentemente, a Intel apresentou um pendrive de 128GB, como se não bastasse, a sua entrada não é uma USB comum, mas sim Thunderbolt, com isso é possível transferir 10 Gbit/s. Se trata de um protótipo, apresentado em uma feira de ciências, quanto à sua comercialização, não há previsão e nem certeza. Mas serve para elucidar como o mercado de armazenamento de informações está em constante modificação.

intel

 

Lembrando que no Gaveteiro você encontra pendrives com preços acessíveis, fora a garantia de entrega rápida.

 

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s