Dicas importantes para uma entrevista de emprego

Muitas vezes quando somos chamados para uma entrevista de emprego aparecem inúmeras dúvidas. Não sabemos o que vestir, o que falar, como se portar e a melhor maneira de levar todo o processo de entrevista. O “dicas da Marta” de hoje, tem por objetivo listar uma série de comportamentos e sugestões para tornar a sua entrevista de emprego mais promissora, além disso, ajudá-lo a pensar em pequenos detalhes que podem fazer a diferença.

Pontualidade é essencial, por isso, recomenda-se que se prepare com antecipação. Procure acordar cedo e sair de casa cedo. Sabemos que imprevistos ocorrem, seja no trânsito ou em qualquer outro momento. Daí a necessidade de sempre estar adiantado. Algo que é visto com bons olhos por parte dos recrutadores é chegar mais cedo, pelo menos 30 minutos antes. Assim, você tem a oportunidade de conhecer o local de forma minuciosa, perceber o fluxo de pessoas. É uma ótima tática para não chegar esbaforido e correndo.

file000952698564

É preciso ser ponderado e educado. Procure não usar gírias e outros palavreados, lembre-se que você está em uma entrevista, por isso, é indispensável falar de uma forma que possa ser compreendido por todos. Porém, tenha cautela, não demonstre pedantismo, não use construções muito formais e nem tente falar palavras difíceis e arcaicas. Lembre-se que uma postura humilde e decidida é muito mais importante. A comunicação natural deve ser acompanhada de perguntas objetivas e claras. Importante frisar a necessidade de se restringir, ou seja, não critique horários e nem coloque em discussão sua vida pessoal.

file691263254605

Outro dado importante é não ser monossilábico. Respostas como “sim” ou “não”, não permitem ao recrutador descobrir mais sobre você, as perguntas antes de tudo, não foram feitas somente para serem respondidas, mas é através do questionamento que ele irá perceber como você fala, a sua visão crítica, o que pensa sobre determinado assunto etc.

No que tange as vestimentas, isso vai depender de cada entrevista e o tipo de vaga. Em algumas é indispensável uma roupa social, já em outras, é totalmente aceitável uma calça jeans e tênis. Procure saber antes o estilo da empresa, seja pesquisando na internet ou mesmo perguntando. O mais importante é ir com uma roupa confortável, nada provocativa e limpa.

É indispensável ser interativo e sorridente, prestar atenção em tudo. Procure ver os outros participantes não como concorrentes, assim você irá agir com mais naturalidade. Em síntese, procure ser você mesmo.

 

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s