Dicas para tornar a sua apresentação melhor

Ministrar uma apresentação fazendo uso de PowerPoint exige algumas habilidades. No escritório muitas vezes temos que ir à frente e expor a nossa ideia. Para tanto, é crucial certas atitudes que podem tornar o momento singular e proveitoso. Não basta falar e apresentar inúmeros slides desconexos, você precisa de uma boa retórica, ser objetivo e sucinto, pois muitas vezes é na apresentação que existe a possibilidade de se fazer ouvir, e mais além, poder demonstrar o seu trabalho de forma que todos possam entender. Por isso, atente-se às seguintes dicas para tornar a sua apresentação melhor e através dela crescer profissionalmente.

file1951263252912

O foco deve, empiricamente, ser você. Se esconder atrás da apresentação, ficar de lado ou demonstrar timidez não é aconselhável. O momento exige que você tenha postura e atitude, para isso, é indispensável chamar a atenção para o que você está falando, para a sua figura. Criar slides e cartazes chamativos na esperança de ofuscar a si mesmo faz com que o público se perca em meio à apresentação. Além disso, demonstra uma atitude de insegurança por parte do apresentador, não permitindo que a sua mensagem seja aceita de forma confiável. Por isso, lembre-se: a apresentação deve ser você, não os objetos ao redor.

file9051263254096

Outro dado importante é ter cuidado na criação. Sucessivos slides ou cartazes, inúmeros gráficos e textos longuíssimos tendem a entediar o público presente. E não se limita apenas ao aborrecimento, mas traz um clima de confusão ao momento. Ser objetivo e simples é o melhor caminho. A informação é absorvida de forma clara quando se é objetivo, permitindo que todos compreendam o que você disse. Então, não faça da sua apresentação um stop motion, seja simples. A simplicidade é o melhor caminho, além disso, exige menos tempo no seu trabalho.

file2271263253109

A fala é a sua principal aliada, por isso, faça uso da melhor maneira possível. Se esforce para ser claro, porque é através da clareza que você passará a sua informação de forma que todos entendam. Então, não fale baixo, não use expressões informais, seja claro. Além disso, não tenha medo do microfone – se for  necessário usar – ele é o seu aliado, então, faça bom aproveito. O importante é falar de forma calma, passando tranquilidade e segurança. É crucial que você transmita a sensação de confiabilidade. No mais, boa sorte!!!

 

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s