Construindo um bom currículo

Apesar dos grandes avanços tecnológicos e da crescente expansão da Internet, o currículo continua como o meio mais eficaz de apresentação e a melhor forma de divulgar as suas experiências, grau de ensino e demais informações. É uma ferramenta extremamente importante para conquistar um espaço no mercado de trabalho, por isso, é muito importante planejar e construir um currículo atendendo algumas exigências, que visam não somente melhorá-lo, mas demonstrar o seu grau de organização, escrita etc. No que diz respeito ao modo de configurar e estruturar um currículo, é preciso nos atentar que será o primeiro contato por parte do recrutador com a sua forma de organização, por isso, é imprescindível fazê-lo da melhor forma possível para causar uma boa impressão. Atente-se às seguintes dicas que podem parecer óbvias, mas que fazem a diferença na produção:

 

O ideal é iniciar com seus dados pessoais, quanto maior a fonte usada no nome, melhor. É uma forma de apresentação e fixação, porque facilita na memorização e no próprio encontro do currículo em meio aos demais. Tente se limitar a dados como: nome, endereço, telefone para contato e e-mail, não é necessário informar documentos pessoais – RG e CPF -, claro, muitas empresas podem exigir, mas não é usual. E quanto ao e-mail, evite endereços corriqueiros, os famosos MSNs – gatinha_123 – etc., lembre-se que é necessário seriedade. Faça uso de um e-mail com seu nome ou sobrenome.

foto

Na parte de “objetivos” indique apenas uma pretensão, é importante simplicidade e objetividade, não adianta querer inúmeras áreas, afinal você está concorrendo a uma vaga específica. E a mesma objetividade empregada no item anterior deve ser usada na parte de qualificações. Não é interessante se estender e produzir um texto enorme e cheio de informações. Procure deixar esse momento para a própria entrevista, fazendo uso da fala.

Na parte de informações acadêmicas e experiências profissionais é essencial indicar bem o nome das instituições, assim como das empresas. Além disso, é importante colocar o período de atuação para situá-lo. E o mesmo acontece na parte de “idiomas”, indique o seu grau de conhecimento, são informações que podem fazer diferença.

E por fim, cuidado ao extremo com a escrita, evite erros gramaticais, frases desordenadas e pontuação errada. No mais, o resto é com você.

 

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s