Memória óptica com capacidade de 360 TeraBytes de armazenamento

Desde os primórdios da informática que o armazenamento de dados foi de extrema importância na criação dos primeiros computadores. Conforme os anos se passaram, gradativamente, foi-se aumentando a capacidade. Os computadores da década de 90, em sua maioria, eram tão pobres em relação a armazenamento, que os sistemas operacionais levavam um bom tempo para iniciar. Recentemente, tivemos a notícia de que a sonda espacial americana Voyager I já se encontra na fronteira do nosso Sistema Solar, mas um dado curioso é a pequena capacidade de memória da sonda, pois um telefone celular moderno possui 10 milhões de vezes mais memória do que a Voyager, ou seja, há trinta e cinco anos atrás o homem ainda estava engatinhando no assunto.

voyager1

Mas, como já mencionado, estamos em uma constante evolução tecnológica, e cientistas da University of Southampton criaram uma memória óptica com capacidade de 360 TB de armazenamento de dados. O material baseia-se em uma placa de cristal de quartzo, e munidos por um laser que se movimenta em femtosegundos – 280 quadrilhões de segundo -, foi criada uma estrutura de dimensão em nanômetros. Por conta disso, a novidade tem capacidade de salvar 360 TB. Um avanço tecnológico de extrema importância, já que a tecnologia pode ser usada em discos, como o Blu-ray.

010110130710-memoria-optica-5d

De forma simplificada, os CDs atuais gravam utilizando duas dimensões: altura e largura. Em contrapartida, a memorização em cinco dimensões utiliza cinco parâmetros: os eixos X, Y e Z de cada nanoestrutura, que são as camadas superpostas; e, por fim, as duas dimensões já citadas. Além disso, a vida útil do material é ilimitada, mantendo os arquivos salvos e seguros por muitos milhões de anos.

57730914410193242

O mercado consumidor já existe há muito tempo. Bancos e grandes empresas irão usufruir em larga escala, devido a grande quantidade de dados que precisam ser salvos diariamente. A tecnologia atual permite armazenar em uma única fonte 20 TB, elevar essa qualidade mais de quinze vezes seria incrível.

Não há data para comercialização do produto, já que o mesmo ainda está em fase de testes. Porém, para o que há mercado, rapidamente há investimento. Só basta aguardar.

 

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s